EducaçãoNotícias

Fósseis são descobertos em Gurinhatã

Última atualização em 28 de julho de 2020

GURINHATÃ – A equipe municipal do Patrimônio Cultural de Gurinhatã encontrou, em trabalho de campo, na última quinta-feira, 23/07, vários fósseis espalhados por sobre a Serra do Morro Alto, município de Gurinhatã.

A equipe estava realizando o inventário de bens culturais, que, neste ano de 2020, contempla as serras do município. O historiador e pesquisador Cláudio Scarparo Silva, juntamente com o aluno de Geografia Marcondes da Rocha estiveram no local e, além da descoberta de artefatos líticos lascados, que comprovam a passagem do ser humano por esta serra, há milhares de anos, encontraram vários fósseis, ainda desconhecidos, mas que serão identificados pelos profissionais em paleontologia.

Os trabalhos de inventário de bens culturais têm o apoio do Departamento de Educação e Cultura, através da diretora Olésia Martins e do técnico Antônio Cézar.

A pesquisa também irá incorporar a dissertação de mestrado de Cláudio Scarparo Silva, cuja pesquisa busca uma compreensão dos sítios arqueológicos na paisagem. Esse achado, também, foi noticiado à professora Leda Correia Pedro Miyazaki, orientadora da pesquisa, no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal.

A Serra do Morro Alto possui uma elevação de aproximadamente 700 metros de altitude e sua subida exige bastante cuidado, pois os seus paredões são bastantes íngremes. A cidade de Gurinhatã é rica em serras, que despertam o interesse de vários visitantes e pesquisadores. A equipe municipal do patrimônio cultural tem procurado registrar os bens culturais da cidade e colaborar com as pesquisas, visando sempre a valorização do conhecimento científico e sua divulgação na sociedade, principalmente a comunidade escolar.

Os fósseis encontrados são de tamanho considerável e podem pertencer a animais de portes médio. Alguns fósseis analisados localmente a olho nu são identificáveis como vértebras, cujas ligações se vêem nitidamente.