NotíciasSaúde

Gurinhatã desenvolve ações de combate ao tabagismo

Gurinhatã desenvolve ações de combate ao tabagismo

A atual administração municipal de Gurinhatã, preocupada com a saúde e o bem estar da população, tem investido em ações que visam orientar, recuperar e tratar pessoas que enfrentam o vício do cigarro. Trata-se do Programa Antitabagismo executado pela equipe ENASF e equipe da Atenção Primária à Saúde. As reuniões ocorrem semanalmente nos PSFs designados.

O programa está sob a coordenação da psicóloga Suely de Fátima Borges, com o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, composta pela médica Laís Araújo Barbosa; enfermeiras: Andressa, Cristiane e Silvânia; assistente social Shirley Freitas Costa; a fisioterapeuta Patrícia Junqueira dos Santos; a nutricionista Edilaine Nunes de Freitas e pela farmacêutica Katiúcia Rodrigues Costa, com apoio da equipe de saúde bucal coordenada pela dra. Milena Campelo.

O tabagismo é uma das principais causas de mortes evitáveis entre homens e mulheres. O Programa Antitabagismo promove reuniões semanais, com suporte terapêutico e medicamentoso para auxiliar os participantes a abandonarem o vício do cigarro. O programa tem duração de três meses e as pessoas interessadas em participar, podem entrar em contato com os agentes de saúde do município ou diretamente no seu PSF de referência.