NotíciasSaúde

Gurinhatã marcou presença no Fórum Regional de Saúde Mental

Última atualização em 4 de dezembro de 2017

GURINHATÃ – Profissionais da saúde de Gurinhatã participaram no último dia 24, em Centralina, do I Fórum de Saúde Mental no Município, onde houve participação dos municípios que integram a microrregião da GRS de Ituiutaba com o encontro do psicólogo e idealizador do Janeiro Branco, Leonardo Abrahão e da psicóloga e consultora psicoeducacional em psicanálise e Saúde Mental Valéria de Souza Ribeiro.

Leonardo explanou a respeito da importância da prevenção do sofrimento mental e incentivo a promoção da saúde mental, pois fazer prevenção para o bem estar emocional é a base para a solução de vários males que assolam a humanidade. Propôs no mês de janeiro iniciarmos tais discussões e criar meios de uma psicoeducação, a importância que todos devem ter com a própria Saúde mental e saúde educacional alheia.

Apresentou que em várias cidades do Brasil janeiro é destinado a este fim, inclusive com leis municipais e que já começou a ocorrer em países como EUA(Boston), Japão, Portugal e África.

Trata se de uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.

No período da tarde do Fórum, alguns municípios presentes apresentaram seus planos municipais de saúde mental para 2018 a 2021, assim também como ações já desenvolvidas.