DestaqueSaúde

HIDROTERAPIA É MAIS UMA AÇÃO DA SAÚDE EM GURINHATÃ

Última atualização em 11 de abril de 2024

A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido atividades de hidroterapia no Karaíbas TC, voltado para a comunidade em geral, na promoção da saúde.

De acordo com especialistas, os efeitos fisiológicos promovidos pela água permitem melhora da circulação sanguínea e da frequência respiratória, além de diminuir a sensibilidade das terminações nervosas, permitindo o relaxamento muscular.

A hidroterapia é um método de tratamento fisioterápico que utiliza as propriedades físicas da água para promover facilitação, suporte e resistência aos movimentos no tratamento de diversas doenças.

Fazem parte das propriedades físicas da água: empuxo, pressão hidrostática, tensão superficial, viscosidade, densidade e a capacidade térmica, que irão promover melhora das funções fisiológicas da qualidade de vida desses pacientes.

Dentro da hidroterapia são abordados alguns métodos como Watsu que adota técnicas de flutuação e relaxamento; Bad Ragaz que consiste no uso de flutuadores na cervical, pelve e tornozelos, que ajudam na reabilitação, alongamento muscular, manutenção ou ganho de amplitude de movimento e movimentação de membros superiores e inferiores.