EducaçãoNotícias

Lançado em Gurinhatã o Programa de Formação Continuada

Última atualização em 14 de julho de 2017

GURINHATÃ – A Escola Municipal José Martins Alameu foi palco na noite desta terça-feira, 11, do lançamento oficial do Programa de Formação Continuada, voltado para todos os professores da Rede Municipal de Ensino, curso de Alfabetização em Foco, tendo a parceria da UFU – Universidade Federal de Uberlândia.

Coordenado pelo Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o evento teve a presença da diretora do Departamento, Olésia Martins, que destacou a importância desse programa para a qualidade do ensino público.

Os profissionais presentes ao evento acompanharam atentos a todo que foi passado por Gilvania Martins, supervisora da Escola Municipal José Martins Alameu e orientadora de estudos do curso, Solange Campos, coordenadora do curso, ainda uma homenagem à professora Edilamar Martins que irá se aposentar em breve.

O Programa de Formação Continuada: Alfabetização em Foco, que será desenvolvido nos mesmos moldes do PNAIC, em que os coordenadores e orientadores de estudo serão formados na universidade (turmas com 25 cursistas), e os orientadores de estudo formarão os professores alfabetizadores (Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental), e supervisores pedagógicos do município.

O objetivo desta formação é discutir, retomar e refletir sobre os pontos básicos do processo de Alfabetização e Linguagem Matemática e pensar juntos sobre alternativas para problemas de turmas de alfabetização. Segundo a diretora Olésia, investir na Educação Infantil e nas séries iniciais é fundamental para o desenvolvimento das séries finais da Educação Básica.

O lançamento do Programa teve a presença de profissionais de todas as escolas municipais, tendo ainda a presença das diretoras escolares, Michelle Borges (EM Heitor José de Castro), Cristhiane Borges (CMEI Menino Jesus) e Daniela Franco (EM José Martins Alameu). Ainda uma apresentação teatral dos alunos da própria escola anfitriã, dos professores Beatriz e Edilamar.