NotíciasSaúde

Mais de 300 pessoas ainda precisam ser vacinadas contra a gripe em Gurinhatã

Última atualização em 4 de junho de 2018

GURINHATÃ – Com o encerramento da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza na próxima semana, a equipe da Sala de Vacinas do Departamento Municipal de Saúde busca ainda por 311 pessoas que fazem parte do público alvo da campanha.

Segundo a coordenadora da Sala de Vacinas, Raquel Santos, dos 1.845 aptos a receber a vacina, 1.534 já foram vacinados, um índice de 83%, sendo que a maior preocupação é com as crianças onde 196 já foram vacinadas (84%), e idosos, onde 890 já receberam a vacina (86%).

A expectativa da equipe é de que ainda nesta semana a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, 90%, seja alcançada, contudo, o trabalho é para que não fique nenhuma pessoa do público alvo sem a dose.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho em todo o país. A recomendação do Ministério da Saúde, enviada aos gestores, foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde. A campanha estava prevista para encerrar no dia 1º de junho, sendo que 100% das doses da vacina (60 milhões) já foram distribuídas aos estados, que estão devidamente abastecidos.

Após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. O Ministério da Saúde reforça a importância dos estados e municípios continuarem a vacinar os grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença.