NotíciasSaúde

Mutirão de Limpeza tem sido aliado no combate à Dengue em Gurinhatã

Última atualização em 5 de março de 2021

GURINHATÃ – O Município de Gurinhatã já teve neste ano o primeiro Mutirão de Limpeza, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Centro de Controle de Endemias – CCE, que contou com apoio da Secretaria de Obras e Serviços, onde a equipe fez uma limpeza geral em Gurinhatã, Flor de Minas e Lagoa Escondida.

Em 2021 foram notificados até o mês de fevereiro, 2 casos de Dengue no Município, ambos em fevereiro, número considerado bom, tendo em vista que em fevereiro do ano passado foram notificados 27 casos. Num levantamento feito pela GPS Consultoria e Centro de Controle de Endemias, com dados da Secretaria de Estado da Saúde e Vigilância em Saúde de Gurinhatã, mostra que houve queda no número de registro em 2020, com 36 notificações, um dos menores índices dos últimos anos, visto que em 2019 foram 91 notificações, e em 2016 foram 102 notificações.

Além do comparativo quanto ao mês de fevereiro, com 2 casos este ano, diante 27 casos em 2020, o levantamento ainda mostra alguns picos de Dengue que devem ser observados, como o mês de abril, que em 2019 teve o registro de 23 casos, agosto de 2019 com 17 casos, e março de 2019 com 16 casos.

Para o coordenador do CCE, Vilson Donizete, observando os números dos anos anteriores, dá para planejar ações que possam minimizar os problemas, a exemplo do Mutirão de Limpeza, e da efetividade de uma campanha educativa, onde diariamente os moradores passem a ter o hábito da observação em suas casas, visto que mais de 80% dos focos do mosquito estão nas residências.