DesenvolvimentoNotícias

Produtores de Gurinhatã participaram de Seminário Ambiental

Última atualização em 21 de novembro de 2017

GURINHATÃ – Produtores Rurais de Gurinhatã participaram nesta segunda-feira, 20, do Seminário Ambiental, promovido pela Prefeitura Municipal e Sindicato Rural para discutir assuntos relevantes que serão foco de fiscalização a partir do próximo ano.

O evento realizado no Centro de Convenções do Parque de Exposições, teve as palestras:  Saneamento Rural – Alternativa para o Tratamento Adequado do Esgoto Doméstico – Suzana Kanadani Campos – coordenadora Regional BES – Bem Estar Social da Emater-MG; Esterqueira para o manejo de dejetos líquidos bovinos – Eng. Agrônomo Ademar Franco Guimarães – Coordenador Regional de Bovinocultura da Emater-MG; e Os avanços e desafios ambientais no Estado de Minas Gerais – José Vitor de Resende Aguiar – Superintendente Regional de Meio Ambiente do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Gurinhatã, Gilson Guimarães, o Seminário foi de muita importância para as adequações dos produtores de Gurinhatã, onde representantes da Emater apresentaram maneiras de custo baixo para se construir fossa séptica e a representantes da Supram falaram sobre questões ambientais. “Entendemos que, realmente há a necessidade de realizarmos as adequações, mas a questão maior é a dificuldade em termos da situação financeira dos produtores em cumprirem essas exigências, e por isso pedimos um prazo maior dos órgãos fiscalizadores para as adequações, pelo menos até final de 2018”, disse Gilson.

“Além de ser prefeito, sou produtor rural. Temos sido cobrados enquanto gestor para os problemas ambientais na cidade e na zona rural, e se trabalharmos juntos, na mesma direção, com certeza obteremos melhores resultados”, comentou o prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano, presente no Seminário.

Ainda de acordo com o presidente do Sindicato, conforme o subtenente Santos, da Polícia Ambiental Regional, há um cronograma para dar início à fiscalização no segundo semestre de 2018.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, Emater, Polícia Militar Meio Ambiente, Supram, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Sindicato Rural de Gurinhatã.