NotíciasSaúde

Sábado teve Vacinação contra Sarampo em Gurinhatã e Flor de Minas

Última atualização em 21 de outubro de 2019

GURINHATÃ – O sábado, 19/10, foi dia de priorizar a vacinação em crianças contra o Sarampo, mas todos que foram aos Postos de Vacinação tiveram seu Cartão de Vacinas atualizado.

Segundo a coordenadora de Atenção Básica, Camila Barbosa Lemes, para facilitar o acesso da comunidade à campanha, ficaram abertos durante todo o sábado, das 08h às 17h, a Sala de Vacinas do PSF Dona Francisca Toscano Cardoso em Gurinhatã, e do PSF Divino Gonçalves Pereira em Flor de Minas, onde foram vacinadas Crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, desde o início do ano foram confirmados 51 casos de sarampo. Quatro destes ocorreram no primeiro trimestre e a cadeia de transmissão foi contida. A partir de junho de 2019 (SE 23 a 41) o número de casos suspeitos aumentou, totalizando 1573 notificações provenientes de 226 municípios no estado. Destes, 1158 (73,6%) foram descartados, 368 (23,4%) estão em investigação e 47 (3%) casos foram confirmados, sendo detectados novos casos e cadeias de transmissão.

O Sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. A doença começa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo), sintomas respiratórios e oculares.