EducaçãoNotícias

Semana de Educação para a Vida em Gurinhatã

Última atualização em 14 de novembro de 2017

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer estará realizando na próxima semana, a Semana de Educação para a Vida. O evento começa na segunda-feira, 20, no Dia Nacional da Consciência Negra, e será encerrada na sexta-feira.

A atividade escolar faz parte de Lei Federal e objetivará ministrar conhecimentos relativos a matérias não constantes do currículo obrigatório, tais como: ecologia e meio ambiente, educação para o trânsito, sexualidade, prevenção contra doenças transmissíveis, direito do consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, etc.

Segundo a diretora do Departamento de Educação, Olésia Martins, no projeto de Gurinhatã e Flor de Minas, a Semana de Educação para a Vida tem como objetivo discutir e trabalhar conteúdos que não constam obrigatoriamente no currículo como Temas Transversais tais como: meio ambiente, sexualidade, pluralidade cultural, saúde, ética, direitos humanos.  Dentro dessas áreas existem vários subtemas que podem e devem ser problematizadas no contexto escolar como, por exemplo: Educação do trânsito, Bullyng, Racismo, identidade de gênero, exploração sexual, trabalho infantil, uso e abuso de drogas, ECA, Estatuto do idoso, etc. Além disso, os conteúdos serão ministrados sob a forma de seminários, palestras, exposições, visitas, vídeos-filmes, etc.