Dia: 27 de março de 2023

DestaqueEducação

SEMANA DA ÁGUA NA ESCOLA JOÃO BORGES DE CASTRO

Última atualização em 27 de março de 2023

Aconteceu na última semana, e em especial no dia 22/03, atividades comemorativas à Semana da Água na Escola Municipal João Borges de Castro em Flor de Minas.
Segundo a diretora da escola, Michelle Borges, o evento do Dia da Água teve palestras e apresentação de videoaulas, atividades de recreação, e tudo para conscientização da importância da água em nossa vida e seu ciclo.

DestaqueEducação

ÁGUA FOI TEMA DE ATIVIDADES NA ESCOLA JOSÉ MARTINS ALAMEU

Última atualização em 27 de março de 2023

Uma parceria entre o Departamento Municipal de Educação e o Departamento de Desenvolvimento Econômico Sustentável, levou para as escolas de Gurinhatã e Flor de Minas, atividades alusivas à Semana da Água.
Segundo a diretora da Escola Municipal José Martins Alameu, Daniela Franco, as atividades que marcaram a semana foram encerradas na sexta-feira, 24/03, tendo ainda uma parceria junto à Secretaria Municipal de Saúde.

Saúde

GURINHATÃ REALIZOU A 9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Última atualização em 27 de março de 2023

O Centro de Convenções do Sindicato Rural recebeu um grande público que definiu o sucesso na 9ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na sexta-feira, 24/03 com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia, promovida pela Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.
A Conferência tratou do tema “GARANTIR DIREITOS E DEFENDER O SUS – A VIDA E A DEMOCRACIA – AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA”, com a discussão de alguns Eixos Temáticos, como: Eixo I – O Brasil que temos, o Brasil que queremos; Eixo II – O papel do Controle Social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Eixo III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Eixo IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
Várias autoridades usaram da palavra na abertura do evento, dentre elas, o prefeito de Gurinhatã Wender Luciano, que chamou a atenção do público presente para a ausência do Estado e União quanto aos recursos e valores pagos ao SUS, jogando um enorme peso sobre os cofres do Município, para que aqueles que precisam de atendimento urgente e emergente não fiquem à deriva.
O tema principal do evento foi tratado através de palestra com Célia Jacob, especialista em saúde pública, que abordou quanto a responsabilidade de cada um na solução dos problemas na saúde.
Também usaram da palavra na abertura do evento, o gerente Regional de Saúde, Rafael Mendes Ferreira, o vereador Edson Rodrigues, a secretária municipal de Saúde, Letícia Melo, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vilson Donizete.
O evento teve ainda a apresentação artística do Projeto UAI KI TOCA. Após a abertura dos trabalhos, aconteceu a palestra sobre o tema central, em seguida discussão de propostas, que foram levadas à Plenária, e em seguida à Plenária Final com Homologação das Propostas e Eleição dos Delegados para a 10ª Conferência Estadual de Saúde.