DestaqueSaúde

ACADEMIA DA SAÚDE TRAZ REFLEXOS NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO

Última atualização em 12 de março de 2024

A Prefeitura de Gurinhatã tem na Academia da Saúde atividades regulares com atendimentos a população, com avaliações antropométricas regulares com objetivo de monitorar o peso, altura, cálculo do IMC, circunferência abdominal com respectivos resultados e classificação do perfil de riscos dos participantes.

Além do espaço para diversas atividades, hoje destaca-se o trabalho de fortalecimento muscular que tem como principal objetivo aumentar a força e a resistência da musculatura, e para que isso seja possível, são elaborados treinos de musculação com pesos, faixas ou a própria composição corporal de acordo com a capacidade e resistência dos frequentadores.

Segundo o coordenador das atividades, professor Jerônimo Filho, responsável pelos atendimentos e acompanhamentos, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde – OMS, O fortalecimento muscular beneficia a todos, especialmente os idosos que devem adicionar atividades físicas que enfatizem o equilíbrio e a coordenação, bem como o fortalecimento muscular, para ajudar a prevenir quedas e melhorar a saúde. Ainda, o treinamento de força pode aumentar a expectativa de vida, reduzir o risco de câncer, de derrame; aumenta a capacidade cerebral e ainda queima calorias. Ter músculos mais fortes possivelmente diminui as chances de contrair doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

“Esse é um benefício da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, que traz estes atendimentos e benefícios sem nenhum custo para os participantes”, disse o professor.

Para participar, basta levar à Academia da Saúde o exame médico que está apto a praticar as atividades, nas segundas, quartas e sextas, das 7h30 às 10h, e nas terças e quintas, das 18h às 19h30. Onde será feita a avaliação e o agendamento dos horários.