NotíciasSaúde

Base do SAMU começa a funcionar em Gurinhatã

Última atualização em 3 de julho de 2018

GURINHATÃ – Com a benção do padre Gianini, começou a funcionar na manhã desta terça-feira, 03, a BASE OPERACIONAL DO SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Gurinhatã.

“Foi uma luta de muitos prefeitos, e hoje estamos inaugurando mais uma importante conquista para todos, especialmente no sentido de cuidar e salvar vidas”, disse o prefeito Wender Luciano, após uma carreata que percorreu toda a cidade.

O SAMU tem sido uma grande luta dos municípios da região Triângulo Norte, e desde o ano passado inúmeras reuniões, idas a Belo Horizonte e assinatura de convênios, teve-se a certeza de que em 2018 o atendimento começaria. Alguns impasses tiveram que ser resolvidos, assim como as obras necessárias na Base de Atendimento de Gurinhatã que ainda ao haviam sido feitas, o que ocorreu neste ano com o empenho da administração municipal. “Só vamos colocar placa de inauguração, em obras que de fato estejam feitas e prontas para servir à comunidade. Hoje sim, Gurinhatã pode dizer que tem SAMU”, completou o prefeito.

A solenidade teve a presença de diversas lideranças, vereadores, assessores e diretores de Departamentos da Prefeitura, que presenciaram o pronunciamento de outras lideranças, como o presidente da Câmara Municipal, Marcos Antônio Xavier (Ratinho), da diretora do Hospital Municipal Dona Amélia Maria de Souza, Keila Amaral, e da diretora do Departamento Municipal de Saúde, Fabiana Nunes.

Após os pronunciamentos, um dos coordenadores de equipe do SAMU explanou quanto ao funcionamento do atendimento em Gurinhatã e região, sendo em seguida, os presentes convidados para conhecerem as instalações da Base de Operação, que agora passa a atender casos de urgência e emergência pelo telefone 192.

O SAMU é coordenado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (CISTRI).