NotíciasSaúde

Comunidade de Gurinhatã discute a saúde que todos querem

GURINHATÃ – A comunidade de Gurinhatã se reuniu na manhã desta quarta-feira, 12, na sede do Lions Clube para debaterem quanto a saúde que todos querem para Gurinhatã nos próximos anos, durante a 7ª Conferência Municipal de Saúde, promovida em parceria pelo Conselho Municipal de Saúde, Departamento Municipal de Saúde e Prefeitura de Gurinhatã.

Para o presidente do Conselho, Valdir Costa, a Conferência Municipal de Saúde é o espaço mais democrático que existe para que se projete melhorias para o setor para os próximos anos, pois, além de se trabalhar eixos que reformulem a saúde pública em nível nacional, as propostas apresentadas em seu todo, servirão ainda para serem inseridas dentro da realidade do município, na atualização que deverá ser feita no Plano Municipal de Saúde.

A diretora do Departamento de Saúde, Jussara Queiroz falou da importância do trabalho que vem sendo feito em parceria com o conselho, na busca de melhorias constantes no atendimento, onde foi apresentado ainda, um relato completo das mudanças ocorridas ao longo dos últimos 6 meses.

Também usaram da palavra, a chefe de Gabinete Eucione Queiroz e o presidente da Câmara Municipal, Edson Rodrigues, que esteve acompanhado de vários vereadores do Legislativo de Gurinhatã.

O tema da Conferência foi, “A Saúde que queremos para o nosso município”, muito elogiado por Celia Regina, da área de Gestão da Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba, que falou aos presentes sobre legislação, mudanças na forma de atender na área da saúde, e a importância em se, de fato, trabalhar com a prevenção.

Representantes da comunidade de Gurinhatã, Flor de Minas, setor rural, religiosos, estudantes, professores e diretores escolares, do comércio e prestadores de serviços, além de assessores e diretores de Departamentos da Prefeitura marcaram presença no evento.

Durante a Conferência, foram formados vários Eixos de discussão, sendo apresentadas propostas para discussão e votação. “O prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano, determinou que todas as propostas apresentadas, independentemente daquelas aprovadas que serão levadas à Conferência Estadual, deverão ser avaliadas pela equipe de Governo para serem inseridas no Plano Municipal de Saúde”, comentou a chefe de Gabinete, Eucione Queiroz.

“Obrigado a todos que compareceram a esse evento, um espaço democrático para se discutir o queremos em termos de saúde para o futuro em nossa cidade”, acrescentou o presidente do Conselho Valdir Costa.

O cerimonial de abertura foi dirigido por Wender Carlos, e teve o projeto “Uai Ki Toca”, que teve Gabriela Passos e Kaic Oliveira apresentando os Hinos Nacional e de Gurinhatã, respectivamente.