NotíciasSaúde

Projeto auxilia moradores na separação e horário de tomar medicamentos em Gurinhatã

Última atualização em 27 de julho de 2022

GURINHATÃ – A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio das profissionais de saúde do PSF Orlandino Bento de Oliveira, desenvolveu um projeto que consiste em deixar de forma lúdica, a posologia dos medicamentos, utilizando figuras que facilitam o seu uso correto e no horário certo.

O projeto desenvolvido pela coordenadora do PSF, enfermeira Silvania Ribeiro e pela ACS Maria Letícia, utiliza a figura do ‘sol’ para remédios a serem tomados na parte da manhã; a figura de um ‘pratinho’ para remédios a serem tomados após o almoço; e a figura de uma ‘lua’ para os remédios que devem ser tomados na hora do jantar. Esse gesto simples tem colaborado muito com os pacientes que conseguem vincular a hora da medicação com a figura da caixinha. Um cuidado e um carinho para que os pacientes não tenham complicações pelo uso incorreto da medicação.

Os resultados são positivos, e de acordo com a equipe que acompanha o projeto, depois que o mesmo foi adotado, os pacientes conseguiram tomar os medicamentos nos horários corretos e reduziram a procura nos PSFs por complicações, que antes tinham pela falta de medicamentos.