EducaçãoNotíciasSaúde

Saúde e Educação se unem no combate a Dengue

Última atualização em 13 de dezembro de 2021

O Departamento de Vigilância Epidemiológico, junto a secretaria de Saúde, tem uma rotina de trabalho árdua no combate à dengue. Além de todas as ações realizadas, os agentes desenvolveram uma estratégia junto aos alunos da Escola Municipal João Borges de Castro, em Flor de Minas, com objetivo de informar as crianças os meios eficazes no combate ao mosquito da dengue, e assim, formar agentes multiplicadores de conhecimento.
No dia 23 de novembro o coordenador de Endemias Vilson Donizete, a coordenadora de Epidemiologia Daniela Sebastiana, a coordenadora de Atenção Básica Tainara Miguel, a agente de Endemias Flaviane Sabino e a equipe do PSF Rural Divino Gonçalves Pereira promoveram uma ação com as crianças da escola explicando e orientando sobre a doença e seu transmissor, o mosquito Aedes Aegypti. Para tornar a explicação mais lúdica para as crianças, um agente se fantasiou de mosquito da dengue, o que prendeu a atenção da meninada durante as explicações.
O coordenador de Endemias relata que a dengue é um problema de saúde que infelizmente aumenta a cada ano, e explica que essa estratégia tem o objetivo de mostrar para as crianças que com alguns minutos qualquer pessoa pode acabar com o criadouro.
A coordenadora de Epidemiologia acrescenta: ‘’esperamos incentivar as crianças para que através dos conhecimentos adquiridos elas possam conscientizar os familiares’’.