Gestão democrática e participativa
Última atualização em 22 de setembro de 2017
GURINHATÃ – Criar sistemas de interlocução entre a comunidade e a gestão pública. Com esse intuito, a Prefeitura de Gurinhatã está avaliando alguns projetos que facilitem o acesso da população a sugestões, reclamações e até elogios, a exemplo do funcionamento das Ouvidorias.
O Departamento Municipal de Saúde, por exemplo, analisando que nem todos tem acesso à internet, instalou “Caixas de Sugestão” em todas as unidades de Saúde em Gurinhatã e Flor de Minas, inclusive no Hospital. “Em cada unidade tem a caixa, os folhetos para preenchimento e caneta, bastando apenas o usuário escrever e colocar na caixa para ajudar a melhorar o atendimento na área da saúde”, disse a diretora do Departamento, Jussara Queiroz.
Quanto ao relatório de demandas registradas, o mesmo será feito pela assessoria em Gestão Pública, que será responsável pela coleta, avaliação e elaboração em conjunto de um plano de ação. “Hoje não só o que está colocado nas caixas de sugestão, como aquilo que vem das ruas, seja numa conversa ou mesmo através de uma Ouvidoria, se transforma em ferramenta de gestão estratégica, e além disso, abre um espaço democrático para que todos possam, de forma responsável e séria, dar sugestão ou reclamar de algo que está errado”, afirmou o consultor em Gestão Pública, Gladiston Pires.
Segundo Gladiston, a exemplo das ouvidorias, os nomes das pessoas que se identificarem serão mantidos em sigilo, onde o que mais importa é a informação passada. “O prefeito de Gurinhatã Wender Luciano tem como meta principal, a satisfação da comunidade em todos os serviços prestados pela Prefeitura, e sempre que chega alguma reclamação ou sugestão, de imediato ele solicita que seja verificado, e o melhor, solucionado, o que de fato se transforma em gestão de resultados”, comentou.