NotíciasSaúde

Gurinhatã realizou Conferência Municipal de Saúde

GURINHATÃ – Aconteceu na última sexta-feira, 12/04, a VIII Conferência Municipal de Saúde de Gurinhatã, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Gurinhatã e Departamento Municipal de Saúde.

Após o credenciamento e café da manhã, aconteceu a solenidade de abertura onde as autoridades presentes chamaram a atenção para o futuro da saúde no município, onde usaram da palavra o presidente do Conselho de Saúde, Gilberto Ribeiro Neto, a diretora do Departamento de Saúde, Fabiana Nunes, o presidente da Câmara Municipal, Edson Rodrigues do Nascimento, e a diretora da Gerência Regional de Saúde – GRS de Ituiutaba, Célia Regina de Freitas Jacob.

Na abertura foi feito a Leitura do Regimento Interno da Conferência e os presentes assistiram a uma palestra com o Padre Gianini, que falou sobre Fraternidade e Políticas Públicas.

A apresentação do Tema da Conferência foi feita pela diretora da Gerência Regional de Saúde – GRS de Ituiutaba, Célia Regina de Freitas Jacob (Especialista em Políticas Públicas e Gestão da Saúde).

No período da tarde foram apresentados os Eixos Temáticos: Eixo I – Saúde como Direito – Jerônimo Candido da Costa Filho (educador Físico da Academia da Saúde); Eixo II – Consolidação do SUS – Dr. Fábio Pamplona Nunes de Freitas (médico da UBS Orlandino Bento de Oliveira); Eixo III – Financiamento do SUS – Pollyanna Nastágia Ribeiro (assessora do Departamento de Saúde e secretária do Conselho Municipal de Saúde). No final da tarde ocorreu a eleição dos Delegados para a Conferência Estadual.

A Conferência foi realizada no recinto do Centro de Convenções Gilson Guimarães, tendo a participação da comunidade, representantes de entidades e dos vários setores da saúde pública.

EducaçãoNotícias

Autismo foi tema de discussão na Escola José Martins Alameu

GURINHATÃ – A equipe da Escola Municipal José Martins Alameu trabalhou na última sexta-feira, 12/04, com uma atividade de conscientização quanto ao Autismo, tema trabalhado com as crianças do primeiro ano.

Para a diretora da escola, Daniela Franco, o mais importante na atividade e no dia a dia dentro e fora da escola é saber respeitar as diferenças.

Segundo especialistas, para minimizar essa dificuldade de convívio social, vale criar situações de interação. Respeitar o limite da criança autista, seja claro nos enunciados, amplie o tempo para que ele realize as atividades propostas e sempre comunique mudanças na rotina antecipadamente.

NotíciasSaúde

Equipe da Saúde na Escola Flávio Alves

GURINHATÃ – Mais uma vez a equipe da Prefeitura Municipal e o Departamento Municipal de Saúde levaram ação na Promoção de Saúde para os moradores da região da Flaviolândia.

Segundo a coordenadora da Unidade de Saúde do PSF Orlandino Bento de Oliveira, Sivania Ribeiro a ação de Promoção da Saúde foi realizada na Comunidade da Flaviolândia, na Escola Municipal Flávio Alves, tendo atendimento médico, orientação quanto a prevenção e hábitos saudáveis, além da importância da vacinação, inclusive coma vacinação contra a Gripe em pessoas do público alvo.

“Trabalhar prevenção é o melhor para oferecer a cada cidadão saúde e qualidade de vida. Esse é o foco principal das ações do Departamento de Saúde”, disse a coordenadora de Atenção Primária, Dayane Santos.

Acessar o conteúdo