DestaqueNotícias

Prefeitura de Gurinhatã e Correios realizam reinauguração da agência no município

A Prefeitura de Gurinhatã, em parceria com os Correios e com apoio da Câmara Municipal, realizou na manhã desta terça-feira, dia 12, a reinauguração da “Agência dos Correios Essencial GURINHATÔ, trazendo de volta um serviço essencial para toda a população.
Após enfrentar uma crise nacional, os Correios iniciaram um plano de reestruturação que previa o fechamento de cerca de mil agências em cidades menores. A unidade de Gurinhatã acabou sendo incluída nesse processo e foi fechada no último ano, gerando diversos transtornos e prejuízos para os moradores da cidade, da zona rural e também do distrito de Flor de Minas.
Diante dessa situação, a gestão do prefeito Douglas Valente tomou a iniciativa de buscar uma solução junto à instituição. Por meio de uma parceria entre a Prefeitura e os Correios, foi possível garantir a reabertura da agência, devolvendo à população um atendimento fundamental no dia a dia.
A nova sede está localizada na Rua Rafael de Feo, nº 230, no Centro da cidade, onde anteriormente já funcionava a antiga unidade dos Correios.
A cerimônia de reinauguração foi marcada por celebração e sentimento de conquista, após vários meses sem o funcionamento da agência no município. A placa oficial foi descerrada pelo prefeito Douglas Valente, pela primeira-dama e secretária municipal de Educação e Cultura, Beatriz Aline, pelo representante dos Correios, Cleiton, e pelos vereadores Gilson, Adrione, Ratinho e Felipe Cambraia.
Com a retomada dos atendimentos, a agência passa a funcionar em horário comercial, oferecendo mais comodidade e garantindo acesso aos serviços postais para toda a população de Gurinhatã.
A administração municipal reforça que seguir trabalhando por melhorias concretas para a cidade e para a vida das pessoas é uma das prioridades da gestão, sempre buscando parcerias que tragam resultados reais para a população.

Destaque

AVISO LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO 021/2026

AVISO LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO 021/2026

A Prefeitura Municipal de Gurinhatã-MG., torna público nos termos da Lei Federal Nº 14.133/21, QUE FARÁ REALIZAR LICITAÇÃO, PREGÃO ELETRÔNICO Nº 021/2026, TIPO: MAIOR PREÇO, CUJO OBJETO é a cessão onerosa do direito de processamento dos pagamentos originados da folha de pagamento dos servidores efetivos, contratados, comissionados, função pública, conselheiros tutelares, estagiários, inativos e pensionistas do Município de Gurinhatã-MG, em caráter de exclusividade e concessão de crédito consignado, sem exclusividade, conforme condições e exigências estabelecidas no Termo de Referência Anexo I do Edital. Início da Disputa: 27/05/2026 às 09h. A licitação ocorrerá no endereço eletrônico: Plataforma LICITANET – Licitações Eletrônicas (www.licitanet.com.br)., horário de Brasília. Poderão participar da Licitação pessoas jurídicas que atuam no ramo pertinente ao objeto licitado, observadas as condições constantes do Edital. O Edital Completo poderá ser obtido pelos interessados no site: www.gurinhata.mg.gov.br, via e-mail: licitacao@gurinhata.mg.gov.br.

HERNANI ALVES SOUZA
Agente de Contratação

Link para o pacote do edital: EDITAL PREGÃO ELETRÔNICO Nº 021/2026

DestaqueSaúde

Com a chegada das baixas temperaturas, Prefeitura de Gurinhatã reforça cuidados com a saúde da população

Com a chegada dos dias mais frios, a Prefeitura de Gurinhatã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância dos cuidados com a saúde, principalmente com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas, que costumam ser os mais afetados neste período.
As mudanças bruscas de temperatura e o clima mais seco favorecem o aumento de problemas respiratórios comuns nesta época do ano, como gripes, resfriados, crises alérgicas, sinusites, bronquites e agravamento de doenças como asma e pneumonia.
Além disso, durante o frio, é comum que as pessoas permaneçam por mais tempo em ambientes fechados e com pouca circulação de ar, o que facilita a transmissão de vírus e bactérias.
A orientação da Secretaria de Saúde é que a população mantenha alguns cuidados simples, mas muito importantes, como andar sempre bem agasalhado, principalmente nas primeiras horas da manhã e durante a noite, quando as temperaturas costumam ser mais baixas.
Também é fundamental manter a hidratação, mesmo sem sentir tanta sede, evitar mudanças bruscas de temperatura, manter os ambientes arejados sempre que possível, reforçar a alimentação saudável e manter a vacinação em dia, especialmente contra a gripe.
Outro alerta importante é para que, ao surgirem sintomas como febre persistente, falta de ar, tosse intensa ou mal-estar prolongado, a população procure a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica.
Cuidar da saúde durante o frio é uma atitude de prevenção e responsabilidade. A Prefeitura de Gurinhatã segue trabalhando para promover mais qualidade de vida e bem-estar para toda a população.

Acessar o conteúdo