DestaqueSaúde

Mais uma ação de combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a AMVAP Saúde, realizou mais uma importante ação conjunta com o programa TECHDengue, iniciativa inovadora que utiliza drones para o mapeamento aéreo da cidade, permitindo identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti com mais precisão e eficiência.
Essa é a segunda ação do gênero realizada no município, reforçando o compromisso da gestão municipal em investir em tecnologia e estratégias modernas no enfrentamento às arboviroses. O trabalho consiste no monitoramento da cidade por meio de drones equipados com sistemas inteligentes capazes de localizar áreas de risco, imóveis fechados, terrenos baldios e possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Com os dados coletados pelo TECHDengue, as equipes de Vigilância em Saúde e Endemias conseguem direcionar as ações de combate de forma mais assertiva, realizando intervenções pontuais e aumentando a eficácia no controle do mosquito. A tecnologia também auxilia na otimização do trabalho dos agentes, tornando o monitoramento mais rápido e preciso.
A Prefeitura de Gurinhatã segue trabalhando com responsabilidade, inovação e ações efetivas, fortalecendo o combate à dengue e promovendo mais qualidade de vida para toda a população.

DestaqueSaúde

Equipes de Gurinhatã participaram de treinamento de novas técnicas para combater o Aedes Aegypti

A prevenção e o combate às arboviroses seguem sendo prioridade em Gurinhatã. Recentemente, a equipe de Endemias do município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou de uma importante capacitação promovida pela Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ituiutaba em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
O treinamento contou com aulas teóricas realizadas no auditório da GRS de Ituiutaba e também atividades práticas desenvolvidas no bairro Marta Helena, proporcionando aos agentes uma preparação completa para atuação em campo.
Durante a capacitação, os profissionais aprenderam a utilizar o sistema AeroSystem, um equipamento portátil e patenteado utilizado para aplicação de inseticida, geralmente a permetrina, no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
O novo sistema será utilizado no interior das residências em situações específicas, como notificações de chikungunya e casos confirmados de dengue, fortalecendo as ações preventivas e ampliando a eficiência no controle do mosquito transmissor das doenças.
De acordo com a equipe de Endemias, o treinamento representa mais um avanço importante para a saúde pública do município, garantindo maior segurança e eficiência nas ações de bloqueio e combate às arboviroses.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, além das ações realizadas pelas equipes, a colaboração da população continua sendo fundamental. Manter quintais limpos, eliminar recipientes que acumulam água e permitir a entrada das equipes devidamente identificadas são atitudes essenciais para combater o Aedes aegypti e proteger toda a comunidade.

DestaqueSaúdeSocial

Prefeitura de Gurinhatã realiza Blitz Educativa em alusão ao Maio Laranja

A Prefeitura de Gurinhatã, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e do Departamento de Assistência Social, através do trabalho desenvolvido pelo CRAS, realizou em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o Conselho Tutelar de Gurinhatã uma Blitz Educativa na entrada da cidade sobre a campanha Maio Laranja.
A ação teve como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, além de orientar a comunidade sobre como identificar sinais de violência física, emocional e comportamental.
Durante a blitz, equipes realizaram a entrega de materiais informativos e conversaram com motoristas, passageiros e pedestres, levando mensagens de conscientização, prevenção e incentivo à denúncia de casos de violência contra crianças e adolescentes.
A campanha Maio Laranja é um movimento nacional que busca mobilizar toda a sociedade para a proteção da infância e da adolescência, reforçando que a denúncia é uma ferramenta fundamental no enfrentamento desse tipo de crime. Além disso, a iniciativa destaca a importância da atenção aos sinais que podem indicar situações de abuso ou exploração, promovendo mais segurança e acolhimento às vítimas.
A Prefeitura de Gurinhatã reforça que proteger crianças e adolescentes é um dever de todos e que ações como essa fortalecem a rede de proteção do município, levando informação, conscientização e cuidado para toda a população.
Casos suspeitos podem ser denunciados de forma anônima por meio do Disque 100 ou diretamente ao Conselho Tutelar do município.

Acessar o conteúdo