NotíciasSaúde

Gurinhatã inicia na próxima semana vacinação antirrábica

GURINHATÃ – O município de Gurinhatã abre na próxima semana a Campanha de Vacinação Antirrábica, que terá pontos de vacinação em Gurinhatã, Flor de Minas e ação de casa em casa na Zona Rural.

Para este ano serão mais de dois mil animais a serem vacinados, visto que, segundo relatório apresentado pela equipe de Vigilância em Saúde, no ano passado a campanha foi um sucesso, onde foram vacinados 2288 animais, sendo 2007 cães e 281 gatos.

Para o coordenador do Centro de Controle de Endemias, Vilson Donizete, está tudo pronto e seu início da Campanha de Vacinação Antirrábica em Gurinhatã será dia 3 de julho, sendo que há um cronograma estabelecido para a vacinação também em Flor de Minas e na Zona Rural.

A programação da campanha é a seguinte:

Dia 03/07 – 08:00 – 11:00 – Praça do Conjunto Homero Santos;

Dia 03/07 – 12:30 – 17:00 – Praça Adalardo Muniz Borges;

Dia 04/07 – 08:00 – 11:00 – Praça do Cristo;

Dia 04/07 – 12:30 – 17:00 – Praça em frente o Karaíba TC.

A partir do dia 05/07 a vacinação será feita de casa a casa na Zona Rural, finalizando a campanha no dia 03/08. Em Flor de Minas a campanha será no dia 23/07 das 08h às 17h.

A vacinação contra a raiva canina é de suma importância, e a equipe trabalha com o objetivo de organizar e otimizar a campanha de 2018 para que o resultado obtenha êxito nas ações de profilaxia da Raiva e boa cobertura vacinal para cães e gatos.

NotíciasSaúde

Região do Monjolinho recebe equipe do PSF Orlandino

GURINHATÃ – Descentralizar o atendimento e de forma itinerante, levando a equipe de Saúde para todas as comunidades, a exemplo do que ocorreu no último dia 21 na Região do Monjolinho, tem sido uma das estratégias importantes para garantir atendimento preventivo à comunidade.

Segundo a coordenadora de Atenção Primária, Dayane Santos, o atendimento na Comunidade do Monjolinho foi feito pela equipe do PSF Orlandino Bento de Oliveira, no período da tarde, levando prevenção, conferência do cartão de vacinas e sua atualização em crianças, adultos e idosos, além de aferição de pressão arterial e medição de glicemia.

Para o prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano, é muito importante que as equipes se aproximem cada dia mais das famílias. “Independentemente se na cidade ou na zona rural, é nossa obrigação cuidar de vidas e cuidar bem da nossa comunidade”, disse o prefeito.

Outras regiões, como São Jerônimo Grande, Rancho Alegre e Lagoa Escondida também receberam tal atendimento nas últimas semanas.

NotíciasSaúde

Gurinhatã tem ação de combate ao tabagismo

GURINHATÃ – A equipe de Atenção Primária do Departamento de Saúde tem desenvolvido diversas ações preventivas junto à comunidade, contudo, algumas ações também são voltadas para aqueles que querem a cura de algo, e uma melhor qualidade de vida.

Esse é o objetivo do Grupo de Tabagismo, desenvolvido em Gurinhatã e Flor de Minas, que atua diretamente com fumantes que queiram abandonar esse vício muito prejudicial a sua saúde, e para isso, reuniões periódicas acontecem nas Unidades de Saúde.

No PSF Orlandino Bento de Oliveira, o Grupo de Tabagismo assistiu a uma palestra e participou de uma roda de conversa com o tema “Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde”, tendo como palestrante a psicóloga Suely Borges, ocorrida no último dia 20.

“São ações importantes que visam dar condição para que essas pessoas deixem esse vício e busquem qualidade de vida e mais saúde”, comentou a diretora do Departamento de Saúde, Fabiana Nunes.

Acessar o conteúdo