NotíciasSaúde

Gurinhatã e Flor de Minas com ações na atividade física e saúde

GURINHATÃ – A Prefeitura Municipal, por intermédio da parceria entre o Departamento de Saúde, Departamento de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Departamento de Assistência Social, NASF, equipe Saúde da Família e Academia da Saúde, estarão realizando evento alusivo ao Dia da Atividade Física e da Saúde.

“A partir de um olhar integral do ser humano conclui-se que a prática diária de atividade física contribui para promoção a saúde e bem estar da pessoa, levando em consideração vários aspectos, como físico, psíquico, emocional e social”, comentou a fisioterapeuta, Patrícia Junqueira, ao falar da atividade que está sendo programada.

Entre os diversos eventos que estão sendo realizados pela equipe da Atenção Básica envolvendo diversos setores públicos e da sociedade, será realizado neste sábado, dia 14, às 14h no Karaíba TC, quando acontece um jogo de futebol amistoso entre Gurinhatã (Escolinha professor Fernando Santos) e Santa Vitória (Escolinha professor Zanata), com atletas da categoria sub 13 e sub 10, envolvendo 60 crianças que participam da Escolinha de Futebol da Prefeitura de Gurinhatã.

As demais atividades devem envolver toda a comunidade, sendo que no dia 19 acontecerá a Caminhada em Gurinhatã, com saída da Academia da Saúde às 18h, e no dia 25 a Caminhada em Flor de Minas com saída às 17h do Restaurante da Sueleide (Antigo Posto).

NotíciasSaúde

Saúde Bucal foi tema de reunião com Gestantes

GURINHATÃ – Ensinando a prevenir. Orientando para cuidar. Esse foi o principal objetivo da Sala de Espera promovida pela equipe do PSF Dona Francisca Toscado Cardoso, junto ao Grupo de Gestantes.

Segundo a coordenadora de Atenção Primária, Dayane Santos, o Grupo de Gestantes se reuniu nesta quinta-feira, 12, com a odontóloga Miriam Freitas Nogueira que abordou quanto a importância da saúde bucal na gestação.

Para os especialistas, a maioria das gestantes desconhece a importância do acompanhamento da saúde bucal durante a gravidez, e cabe ao dentista alertá-la dessa necessidade. Pelas mudanças hormonais que ocorrem nesse período, a mulher torna-se mais suscetível às doenças periodontais, tornando de suma importância, sua presença periodicamente a uma consulta odontológica.

NotíciasSaúde

Gestantes recebem orientação para uma alimentação saudável

A Prefeitura de Gurinhatã tem feito investimentos na Atenção Primária, cujos reflexos podem ser vistos na diminuição de internações, uso de medicamentos e melhoria na qualidade de vida das pessoas

GURINHATÃ – A equipe do PSF Rural Orlandino Bento de Oliveira recebeu nesta semana, Grupo de Gestantes para mais uma importante reunião mensal, onde o bem estar e a gestação com qualidade é o principal objetivo da equipe com essa ação.

Na oportunidade, a nutricionista Lívia Ribeiro Guedes mostrou às gestantes 10 passos importantes para uma alimentação saudável durante a gestação, bem como no pós parto.

Segundo a coordenadora de Atenção Primária, Dayane Santos, é muito importante a participação das gestantes, mães, bem como demais usuários, que semanalmente tem reuniões com seus grupos, o que ajuda e muito para que tenham qualidade de vida.

Acessar o conteúdo