NotíciasSaúde

Prefeitura solicita contratação de médico ao Ministério da Saúde

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã cobrou nesta semana do Ministério da Saúde a contratação de Médico para o atendimento no PSF Dona Francisca Toscano Cardoso, em substituição ao médico que atendia no local, e que deixou suas funções no último mês.

Segundo o Departamento de Saúde, no dia 26 de março foi encaminhado documento à coordenação Nacional do Programa Mais Médicos em Brasília, informando o desligamento do médico e solicitando a imediata contratação de outro.

Para não prejudicar a comunidade cadastrada na Unidade de Saúde, o atendimento no PSF Dona Francisca Toscado Cardoso tem tido o apoio de médico de outra Unidade desde o fim de março, quando o profissional que fazia atendimento na Unidade, devido a aprovação em Concurso em outra localidade, deixou o serviço e solicitou o encerramento do contrato junto ao Programa Mais Médicos.

NotíciasSaúde

Atenção Primária tem reflexos na qualidade de vida da comunidade

GURINHATÃ – Com ações efetivas de prevenção através de reuniões, atividades físicas e até mesmo na orientação quanto a alimentação e atitudes saudáveis, as equipes de Atenção Primária conseguem melhorar a qualidade de vida de uma comunidade.

Esse tem sido um grande investimento feito pela Prefeitura através do Departamento de Saúde, cujo principal reflexo vem na diminuição de internações, exames e tratamentos.

Para se ter ideia, Gurinhatã tem três equipes atuantes, sendo que uma delas atua em Flor de Minas. Uma dessas equipes comanda o PSF Orlandino Bento de Oliveira, cuja enfermeira responsável Silvania Ribeiro informou que na Unidade existem um total de 1.745 pessoas cadastradas, sendo 402 em cobertura de área específica na zona urbana, e outras 1.333 da zona rural.

A Unidade tem atuado com grupo de Hiperdia, que envolve hipertensos e diabéticos, bem como as ações com gestantes, puericultura, dentre muitas outras atividades preventivas.

Para especialistas, o trabalho da Atenção Primária é de suma importância para o bem estar e a qualidade de vida de todos, e isso reflete até mesmo junto aos idosos, que é um grupo que tem ao longo dos últimos anos deixado de lado a vida sedentária para uma vida ativa e mais saudável.

 

NotíciasSaúde

Nova Sinalização na Academia da Saúde em Gurinhatã

GURINHATÃ – Na semana passada a Academia da Saúde de Gurinhatã ganhou nova sinalização que segue o manual da marca preconizado pelo Governo Federal, eliminando assim, uma irregularidade que trouxe prejuízos para o Projeto.

Desde sua inauguração, o Programa Academia da Saúde não recebeu o repasse de custeio pelo Governo devido a falta de uma sinalização específica com totens e placas que seguem o padrão determinado para o espaço físico da área da academia.

Segundo a diretora do Departamento de Saúde Fabiana Nunes, o prefeito Wender Luciano pediu uma prioridade para que o programa ficasse em conformidade com o que é solicitado pelo governo, sendo de suma importância.

O coordenador do Programa Academia da Saúde, professor Jerônimo Filho disse que a nova sinalização vai possibilitar a vinda de novos incentivos para o programa que será fundamental para desenvolver e manter as atividades regulares oferecidas a grupos específicos e a população em geral.

Acessar o conteúdo