NotíciasSaúde

Captura de barbeiro na zona rural de Gurinhatã

GURINHATÃ – A Prefeitura Municipal, por intermédio do Departamento de Saúde tem feito ações no combate ao Barbeiro, transmissor da Doença de Chagas, especialmente em atividades na zona rural;

Segundo o coordenador de Endemias, Vilson Donizete, na última sexta-feira, 23, a equipe, atendendo a reclamação do produtor Rural Ari Pimenta, na região da Manda Saia, que em sua propriedade tem encontrado muitos barbeiros. No local a equipe fez uma grande captura dos insetos.

Vale ressaltar que os barbeiros são conhecidos insetos, que transmite a doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Vivem especialmente nas áreas rurais de regiões variadas de nosso país. Há aproximadamente cem espécies desses insetos. Muitos deles vivem apenas na mata, enquanto outros se adaptaram completamente às casas.

NotíciasSaúde

Ação preventiva desenvolvida na UBS Orlandino Bento

GURINHATÃ – Mais uma ação preventiva foi promovida pela equipe de Atenção Primária do Departamento Municipal de Saúde, na busca de levar bem estar e qualidade de vida a todos.

Segundo a coordenadora de Atenção Primária, Dayane Santos, a ação foi promovida junto ao Grupo Hiperdia, através da equipe da UBS Orlandino Bento de Oliveira, onde foi falado quanto a complicações crônicas do diabetes e hipertensão, chamando a atenção para os cuidados no dia a dia, especialmente na alimentação.

As reuniões com os grupos são semanais, e todas as Unidades de Saúde tem trabalhado de forma preventiva, onde em cada reunião é aferida a pressão arterial do participante, bem como o teste de glicemia.

NotíciasSaúde

Doenças crônicas discutidas em grupo Hiperdia no Dona Francisca Toscano

GURINHATÃ – A equipe de Atenção Primária do Departamento de Saúde tem feito um grande trabalho voltado para a prevenção e o bem estar da comunidade.

Na última sexta-feira, 16, a equipe da UBS Dona Francisca Toscano Cardoso realizou mais uma reunião do Grupo Hiperdia, voltado para hipertensos e diabéticos.

Além da aferição da pressão e das dúvidas tiradas quanto a vários assuntos, os presentes também participaram de importância atividade física na terceira idade. Vale ressaltar que alimentação saudável e atividade física é sempre bom para qualidade de vida para todos.

A responsabilidade da reunião ficou a cargo da enfermeira Daniela Guedes e das ACS da unidade. Ocasião que teve a palestra com o educador Físico e coordenador da Academia da Saúde, Jerônimo Filho sobre a importância da atividade física regular para a prevenção e controle das DCNT – Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

No final da palestra teve uma sessão de alongamento que contou com a participação de todos os presentes. Houve também avaliação antropométricas com peso, altura, cálculo de IMC e circunferência abdominal para acompanhamentos e controle do perfil de risco   dos participantes do programa.

Acessar o conteúdo