NotíciasSaúde

Combate à Dengue tem que ter a participação de todos

GURINHATÃ – É um trabalho interminável, onde em muitos casos os agentes que lidam com as visitas às residências parecem “enxugar gelo”, para resumir melhor a situação.

“Se a comunidade não fizer a sua parte, vamos continuar por muitos aos enfrentando os problemas com mosquitos e dengue”, comentou a diretora do Departamento de Saúde, Fabiana Nunes.

Uma das responsáveis por esse trabalho é a agente de Endemias, Flaviane Sabino, que relatou nas redes sociais o sentimento da falta de cooperação dos maiores interessados em combater a dengue. “Hoje fazendo meu trabalho que tenho muito orgulho em exercê-lo, me deparei com inúmeras irregularidades, vários focos em vasos sanitários, barracos de lona desocupados acumulando água que deveria ter sido eliminados”, disse.

“Com a preocupação de um surto de dengue venho pedir à todos, a colaboração dos vizinhos que realmente preocupam com a população de Gurinhatã e Flor de Minas, façam valer as postagens em grande estilo, mantendo limpo o seu quintal e até mesmo do seu vizinho. Se todos cuidarem do seu próprio lixo, ao invés de reclamar, Flor de Minas que é tão pequena, seria uma casinha de boneca. Agradeço a todos que colaboram para uma cidade mais linda e sem dengue”, completou Flaviane.

 

NotíciasSaúdeSocial

Gurinhatã encerrou o Janeiro Branco com sucesso

GURINHATÃ – Quem desconhecia o tema, passou a conhecer o porquê do Janeiro Branco. O mês de janeiro voltamos o nosso olhar para a prevenção em Saúde Mental. Primeiro mês do ano, fazermos uma autoanalise de renovação, planejamento e análise de nossas emoções e sentimentos que nos causam disfunções e adoecimentos emocionais e tóxicos, como frequentes mágoas, tristezas, ressentimentos, angustias, ansiedades, depressões e outras emoções que fazem constantes parte da nossa vida.

Esse é o principal objetivo para esse trabalho promovido pela Prefeitura Municipal, por intermédio do Departamento de Saúde, Departamento de Assistência Social e CRAS – Centro de Referências em Assistência Social, onde observa-se que se não estivermos bem conosco mesmo, não estaremos bem em lugar nenhum do mundo.  O conceito real de saúde também perpassa pela saúde de nossas emoções, pois o que não é resolvido na mente, o corpo transforma em doenças.

A ação da prefeitura efetivou mobilizações e educação em saúde no comércio local, almoxarifado, funcionários da saúde no PSF Urbano Dona Francisca Toscano, Academia da Saúde, sala de espera no PSF Rural Divino Gonçalves Pereira em Flor de Minas, Lar do Idoso, professores das escolas municipais e prefeitura, setor administrativo, além do Departamento de Educação.

A importância de se realizar o “Janeiro de Branco” em Gurinhatã, foi para fazer um convite para repensar em como está nossa saúde mental, derrubar o preconceito de que depressão, transtorno do pânico, ansiedades, bipolaridade e outros adoecimentos mentais não é frescura, falta de Deus na vida, coisa de quem não tem o que fazer ou simplesmente chamar a atenção. Tais transtornos adoecem e tiram a qualidade de vida, e ninguém está isento de tê-los.

NotíciasSaúde

No projeto verão é hora de voltar para a Academia da Saúde

GURINHATÃ – É hora de começar a cumprir as promessas de fim de ano, especialmente voltadas para o seu bem estar e saúde, pois as atividades de Ginástica 2018 foram reiniciadas na Academia da Saúde.

Segundo o coordenador, professor Jerônimo Filho, a Ginástica acontece nas terças e quintas, das 18h30 às 19h30. “Quem quiser participar é só ir até a Academia para fazer sua inscrição onde fará também uma avaliação antropométrica inicial, para começar o programa de exercícios”, disse o professor.

Além da Ginástica, a Academia da Saúde oferece várias atividades em outros horários, facilitando para quem quer praticar um esporte regular que seja compatível com outros compromissos, como trabalho e escola. “Esse é um trabalho promovido pela Prefeitura Municipal, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde, que se preocupa com o bem estar da população proporcionando qualidade de vida para todos”, completou Jerônimo.

Acessar o conteúdo