NotíciasSaúde

Gurinhatã terá Conferência de Saúde nesta quarta-feira

GURINHATÃ – Acontece nesta quarta-feira, 12, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, promovida em parceria pelo Conselho Municipal de Saúde, Departamento Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Gurinhatã.

A Conferência Municipal de Saúde é o espaço mais democrático que existe para que se projete melhorias para o setor para os próximos anos, pois, além de se trabalhar eixos que reformulem a saúde pública em nível nacional, as propostas apresentadas em seu todo, servirão ainda para serem inseridas dentro da realidade do município, na atualização que deverá ser feita no Plano Municipal de Saúde.

O tema da Conferência que será realizada na sede do Lions Clube a partir das 8h da manhã, é “A Saúde que queremos para o nosso município”.

NotíciasSaúde

Palestra e caminhada contra o Tabagismo em Flor de Minas

GURINHATÃ – No último dia 28 de junho, foi realizada em Flor de Minas, palestra e caminhada de alerta contra os males causados pelo uso do fumo, através do Departamento Municipal de Saúde em parceira com o PSF Rural Divino Gonçalves Pereira e a Escola Estadual Heitor José de Castro.

O evento reuniu os departamentos de saúde, educação e população num mesmo objetivo, que é a propagação de informações acerca dos males causados pelo tabagismo, onde se inclui o câncer bucal e doenças respiratórias.

Antes do início da caminhada, houve uma palestra na escola apresentada pela Dra. Laís Araújo e houve um belíssimo teatro apresentado pelos alunos. A caminhada teve como trajeto as principais ruas de Flor de Minas com apresentação de cartazes, faixas e fantasias de conscientização. Destaca-se o belíssimo trabalho da escola na divulgação e participação na ação.

Segundo o coordenador de Atenção Primária, Paulo Vinicius, um dos objetivos desta ação foi despertar sobre os malefícios do fumo, em evento que contou com a participação da equipe do NASF (Suely Borges, Maria José e Patrícia), enfermeira Andressa Reis, Flaviane Sabino (agente de Endemias), Dra. Laís Araújo, Rosely Andrade (agente de Saúde), professores, alunos e gestão escolar.

NotíciasSaúde

Gestantes participam de reuniões mensais em Gurinhatã

GURINHATÃ – A Prefeitura Municipal, através do Departamento Municipal de Saúde, em consonância com sua equipe multidisciplinar de saúde vem realizando mensalmente no município, reuniões com grupo de gestantes.

De acordo com o coordenador de Atenção Básica, Paulo Vinicius, os encontros tem a finalidade de, não só de transmitir conhecimento, como também trocar experiências vivenciadas por essas mulheres, assim como, fortalecer o trabalho já desenvolvido durante o pré-natal principalmente em relação ao aleitamento materno. Isso é trabalhado em todos os encontros, busca-se sensibilizar as futuras mães com a importância de amamentar o seu bebê.

Segundo a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Jussara Queiroz este grupo possibilita a socialização de diversas questões envolvidas no período gestacional e o esclarecimento de dúvidas acerca do parto, da amamentação e dos cuidados com o recém-nascido. Ainda parabeniza esta bela equipe multidisciplinar pelo trabalho.

Vale ressaltar que essa ação é desenvolvida não só em Gurinhatã, como também em Flor de Minas.

Acessar o conteúdo