NotíciasSaúde

Vigilância em Saúde e Endemias atuam na zona rural

GURINHATÃ – Prevenir é melhor que remediar. Isso é de fato, o principal objetivo preventivo desenvolvido pela Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio das equipes de Vigilância em Saúde e Endemias.

A maior luta das equipes é no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, contudo, a ameaça da febre amarela no início do ano e outros problemas ligados ao setor rural, também fazem parte das ações preventivas do setor.

Segundo os coordenadores do setor de Vigilância em Saúde e Endemias, além do combate ao Aedes Aegypti que ocorre em Gurinhatã e Flor de Minas, há ainda o combate ao pernilongo comum, e na zona rural, há a presença constante dos agentes para combater o barbeiro, transmissor da doença de Chagas, além de orientar para eliminação dos locais que possam e tornar propício para escorpiões.

O atendimento a regiões onde se encontram morcegos também tem tido a presença da equipe, que visita todas as regiões da zona rural, sem deixar é claro, o trabalho de suma importância na cidade. “É um trabalho que não para em momento algum. Todos os dias a população vê na cidade ou zona rural os nossos agentes, trabalhando em prol da qualidade de vida e segurança de todos”, comentou a diretora do Departamento de Saúde, Jussara Queiroz.

 

NotíciasSaúde

Treinamento multiprofissional de saúde em Gurinhatã

GURINHATÃ – Profissionais da área da saúde participaram nesta terça-feira, 13, de Treinamento Multiprofissional com as equipes do Programa Saúde da Família em Gurinhatã.

Segundo a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Jussara Queiroz, o treinamento visa a implantação do Prontuário Eletrônico no município. “Considerando o processo de implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão, foi realizado em Gurinhatã, hoje, nas dependências do PSF Urbano Dona Francisca Toscano Cardoso, e no Departamento de Saúde, um treinamento multiprofissional com as Equipes Saúde da Família, Saúde Bucal e NASF”, comentou.

“Salienta-se que o treinamento foi promovido pela GRS – Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba, em parceria com a Prefeitura de Gurinhatã e Departamento de Saúde”, comentou o coordenador de Atenção Primária, Paulo Vinicius.

“Destaca-se que esta capacitação é um grande avanço para o município”, afirmou ainda Jussara Queiroz, que participou do treinamento e enalteceu a importância desta capacitação para modernização e melhoria no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

NotíciasSaúde

Gurinhatã tem Grupo de Caminhada Noturna

GURINHATÃ – Agora ninguém mais tem desculpa em Gurinhatã e ficar no sedentarismo, tão destrutivo para nossa saúde.

As ruas da área central de Gurinhatã ficará mais animada às sextas-feiras, a partir das 18h, pois, a Prefeitura Municipal, por intermédio do Departamento de Saúde, dará início ao Grupo de Caminhada e Corrida Noturna.

O grupo possibilita aos participantes caminhar em um horário diferenciado, tendo em seus princípios promoção da saúde, ajudando a reduzir o risco de desenvolver diabetes, depressão, alguns tipos de câncer e ajuda a controlar o colesterol, pressão alta, dentre outros.

Destaca-se ainda que a caminhada é uma atividade física indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente, diminuindo a ansiedade e estresse.

Segundo a diretora do Departamento de Saúde, Jussara Queiroz, poderão participar pessoas de todas as idades dispostas a caminhar, e os interessados deverão chegar ao ponto de encontro com roupas e calçado confortáveis.

A ação da Prefeitura ficará sob a responsabilidade do educador Físico, Jerônimo Filho.

Acessar o conteúdo