NotíciasSaúde

Prefeitura inicia Programa Saúde do Trabalhador

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento de Saúde deu início ao Programa Saúde do Trabalhador, cujo objetivo é melhor a condição do trabalhador, em questões preventivas.

Segundo a coordenador do Projeto, pela nutricionista Edilaine Nunes, a ação começou com “Auriculoterapia”, que está sendo levado para os servidores da Prefeitura, evitando stress, dores crônicas, ansiedade e inflamações. Em seguida, os usuários nas Unidades de Saúde também receberão o atendimento.

Quanto a essa terapia, Edilaine disse que fez o curso pela Universidade Federal de Santa Catarina, cujo método de tratamento em auriculoterapia tem tido muito desenvolvimento durante estes últimos anos, desde as tradicionais agulhas de acupuntura de dimensões relativamente pequenas e muito finas, ás agulhas intra-dérmicas, á utilização do laser, passando pelas esferas magnéticas e moxabustão até á prática mais utilizada na China que é a colocação de pequenas sementes com adesivo demonstraram resultados excelentes, e são utilizados em conformidade com a necessidade do paciente, pois cada organismo reage de uma forma determinada ao estímulo, cada pessoa é um universo único, todo o tratamento pela auriculoterapia tem como objeto promover o equilíbrio do paciente e assim o seu bem-estar.

Segundo especialistas, a auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa, podendo o paciente pressionar as esferas ou semente colocadas nos pontos auriculares, estimulando por pressão e efetivando continuamente o tratamento.

NotíciasSaúde

Saúde terá Posto de Atendimento no Rancho Alegre

GURINHATÃ – O Posto de Atendimento “Eurípedes Severino” será reinaugurado na próxima sexta-feira, 23, na Comunidade Anjo da Guarda, no Rancho Alegre.

Segundo o prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano, a reforma faz parte de um processo de melhorar o atendimento na área da saúde nas Comunidades Rurais, onde deverá periodicamente haver atendimento médico.

O prefeito se reuniu com moradores daquela região por várias vezes, e essa proximidade da administração com a comunidade, ajuda a solucionar os problemas detectados.

A entrega da reforma do Posto de Atendimento faz parte das ações do Projeto Integração – Prefeitura na Comunidade, que acontece na sexta-feira, 23, a partir das 13h no Rancho Alegre, onde o prefeito instalará neste dia, seu Gabinete, para atender à comunidade, além de vários serviços que serão levados àquela região.

O evento que acontece no dia 23, sexta-feira, a partir das 13h, além do atendimento do prefeito, vice-prefeito e diretores de Departamentos, levará à Comunidade Anjo da Guarda, prestação de serviços, como: Corte de Cabelo e Manicure; Atividades Físicas; Aferição de Pressão, Teste de Glicemia, CadÚnico, Consultas Médicas, Odontológicas e Psicológicas; Pula-Pula, Pipoca e muitas brincadeiras para as crianças.  Ao final do evento, show local e muito forró vai animar os moradores da comunidade e visitantes da região.

NotíciasSaúde

Vida Saudável – Grupo de Zumba é mais uma inovação em Gurinhatã

GURINHATÃ – Moradores de Gurinhatã e Flor de Minas tem motivos para comemorar em mais uma iniciativa inovadora da Prefeitura Municipal, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde.

De acordo com a diretora do Departamento, Jussara Queiroz, é um motivo a mais para frequentar a Academia da Saúde, onde o Departamento de Saúde passará a oferecer aulas de zumba no espaço, todas às quartas-feiras das 18h às 19h. As aulas são ministradas pela professora Daniela Silva e são gratuitas para todos os públicos.

O Grupo de Zumba tem início nesta quarta, 21/06, das 18h às 19h na Academia da Saúde, cujas inscrições estão sendo feitas no Departamento de Saúde, com vagas limitadas.

Já em Flor de Minas, o grupo terá início no dia 26/06, segunda-feira, e as inscrições poderão ser feitas com no PSF Rural Divino Gonçalves Pereira das 9h às 15h, nesta terça-feira, 20/06. As aulas serão realizadas no Ginásio Jovanil Gomes de Castro às segundas-feiras das 17h30 às 18h30.

Para os especialistas, com muita música e animação as aulas são uma alternativa para quem quer fazer atividades físicas, cuidar do corpo e da mente ao mesmo tempo. A zumba é uma atividade física que dispensa equipamentos de academias. O exercício mistura movimentos aeróbicos já conhecidos de quem faz atividade física com ritmos e coreografias latinas, além de ser um prato cheio para quem procura emagrecer: cada aula com duração de uma hora pode queimar até 1.000 calorias. A aula começa com um aquecimento e depois são intercalados exercícios aeróbicos – para o condicionamento cardiovascular –, e movimentos de dança que trabalham músculos de forma localizada.

Acessar o conteúdo