NotíciasSaúde

Gurinhatã se prepara a 7ª Conferência Municipal de Saúde

GURINHATÃ – Representantes da Prefeitura Municipal, Departamento Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde se reuniram na tarde deste dia 8, para discutir o Regulamento e a convocação para a 7ª Conferência Municipal de Saúde, já definida para o dia 12 de julho.

A reunião serviu para definir alguns detalhes da Conferencia, especialmente quanto ao regulamento, formatação do Decreto de Convocação, regimento interno e comissão organizadora.

Vale ressaltar que a Conferência Municipal de Saúde é o espaço mais democrático que existe para que se projete melhorias para o setor para os próximos anos, pois, além de se trabalhar eixos que reformulem a saúde pública em nível nacional, as propostas apresentadas em seu todo, servirão ainda para serem inseridas dentro da realidade do município, na atualização que deverá ser feita no Plano Municipal de Saúde.

A reunião contou com a presença da diretora do Departamento Municipal de Saúde, Jussara Queiroz, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Costa.

NotíciasSaúde

Gurinhatã atinge meta na vacinação e quer chegar aos 100%

GURINHATÃ – Com um total de 1369 pessoas vacinadas, o Departamento Municipal de Saúde de Gurinhatã ainda reforça algumas ações para chegar aos 100% do público alvo da campanha de vacinação contra a gripe.

Além de ir à busca a crianças e idosos que ainda não foram vacinados, a equipe comemora o índice de 92%, atingida na segunda-feira.

Segundo levantamento apresentado pela responsável pela Sala de Vacinas, Simone Gomes, tanto os idosos quanto as crianças chegou a um índice de 90%, que é o pactuado pelo Ministério da Saúde.

Para a diretora do Departamento de Saúde, a vacina protege e garante qualidade de vida àqueles que foram beneficiados com essa ação.

NotíciasSaúde

Promoção à Saúde tem práticas terapêuticas em Gurinhatã

GURINHATÃ – Mais uma importante ação vem sendo desenvolvida pela Prefeitura de Gurinhatã, na busca em oferecer qualidade de vida ao cidadão. Desta feita o trabalho desenvolvido com o Grupo de Práticas Terapêuticas.

O trabalho é desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por intermédio do Departamento de Saúde, que tem mostrado compromisso e responsabilidade em suas ações de promoção à saúde do município através de projetos, grupos, acompanhamentos e atendimentos.

Um dos destaques tem sido o Grupo de Práticas Terapêuticas que é desenvolvido na Academia da Saúde às terças-feiras e quintas-feiras, das 7h às 8h, com a fisioterapeuta do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Patrícia Junqueira, onde em suas ações se destaca práticas realizadas nos últimos dias como automassagem, massagem compartilhada, conscientização corporal e atividades singulares.

De acordo com Patrícia, intervenções são feitas quando necessária aos integrantes quanto às suas necessidades, capacidades e limitações podendo, então, definir a atividade mais adequada para tal demanda. Há esclarecimento de situações e o encaminhar dos integrantes a interiorizar seus problemas, provocando uma sincera reflexão e criando um ambiente de promoção à saúde.

Acessar o conteúdo