NotíciasSaúde

Departamento de Saúde e de Assistência Social juntos na Luta Antimanicomial

GURINHATÃ – “Faz escuro, mas eu canto: Liberdade em todo canto”. Com fundamentados nesta reflexão, a Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde em parceria com o Departamento de Assistência Social e CRAS – Centro de Referência em Assistência Social realizou no último dia 19, uma ação de Educação Permanente, para os profissionais da Atenção Primária.

O evento foi realizado em parceria com o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial “Tio DOC”, de Ituiutaba, onde como destaque acometeu a apresentação do Coral Alma Viva do CAPS para os profissionais, sendo uma belíssima apresentação com lindas melodias musicais.

A diretora do DMS, Jussara Queiroz enalteceu a realização desta ação no município em comemoração à Luta Antimanicomial e agradeceu a presença da equipe do CAPS.

A psicóloga e Referência em Saúde Mental, Suely Borges falou da luta e agradeceu toda equipe.

De acordo com o coordenador de tenção Primária, Paulo Vinicius, o evento foi um sucesso, onde a coordenadora do CAPS de Ituiutaba, Priscila Aguiar disse da importância dessa ação, e falou sobre esse trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde de Gurinhatã, nessa ação de Educação Permanente com os agentes Comunitários, enfermeiros e Equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, bem como das Unidades Básicas de Saúde PSF Dona Francisca Toscano Cardoso, PSF Orlandino Bento de Oliveira e PSF Divino Gonçalves Pereira (Flor de Minas).

NotíciasSaúde

Gurinhatã na Luta Antimanicomial

GURINHATÃ – “Liberdade é o melhor cuidado”. Com esse tema, Gurinhatã chamou a atenção de sua população neste dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Para marcar a data, a Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde realizou na noite desta quinta-feira, 18, um Cinema na Praça, tendo como palco a Praça Adalardo Muniz Borges.

Na oportunidade o prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano, que sucinto em suas palavras, falou sobre essa importante luta na sociedade, assim como, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da saúde.

A diretora do DMS, Jussara Queiroz cumprimentou os presentes e enalteceu sobre esta importante ação em Gurinhatã, bem como, apresentou em suas palavras que o Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade.

A psicóloga e referência em Saúde Mental, Suely Borges apresentou breve percurso histórico, e falou dos desafios e das conquistas desta luta além, do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Esteve também presente a equipe do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, bem como a diretora do Departamento de Assistência Social, Meire Menezes, o coordenador da Atenção Primária, Paulo Vinícius dos Santos, do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, a educadora Física, Juliana Pizarro, a assistente Social, Maria José, o farmacêutico, Vitor Cardoso, a diretora do Hospital, Keila Amaral, o presidente da Câmara Municipal, Edson Rodrigues, a agente de Saúde, Lúcia Rodrigues.

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.

Durante o evento, que teve a participação de mais de 120 pessoas, foi servido algodão doce, pipoca e refrigerante para todos os participantes. “Agradeço o apoio e parceria da equipe do Departamento Social, Departamento de Educação, CRAS, Diretora da Escola José Martins Alameu, equipe do NASF e Ivani Rodrigues.

Acessar o conteúdo