NotíciasSaúde

Departamento de Saúde presta homenagem na Semana da Enfermagem

Motivação e Promoção Social foram temas de palestra promovido em homenagem aos profissionais na Semana da Enfermagem

GURINHATÃ – A Prefeitura Municipal de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde, realizou nesta quarta, 17, confraternização com seus profissionais da enfermagem nas dependências do PSF Urbano Dona Francisca Toscano Cardoso.

Houve uma palestra com a Coach Cristiana Franco, sobre “MOTIVAÇÃO E PROMOÇÃO PROFISSIONAL”, além de sorteio de brindes com apoio da Câmara Municipal de Vereadores, onde todos os profissionais foram contemplados com presentes. Foi servido lanche e um bolo em comemoração e homenagem aos profissionais da enfermagem.

Na oportunidade a diretora do Departamento de Saúde, Jussara Queiroz, falando em nome do prefeito Wender Luciano, enalteceu o trabalho dos profissionais e falou sobre esta importante e estimada profissão que tem valor singular e significativo para nossa população e sociedade. Ela parabenizou todos os profissionais e agradeceu pelo compromisso e trabalho desenvolvido.

A realização deste evento contou com a colaboração da diretora do Hospital Municipal de Gurinhatã, Keila Amaral e do coordenador da Atenção Primária, Paulo Vinícius, onde também estiveram apoiando, a educadora Física do NASF, Juliana Pizarro e o atendente em Saúde, Robson Medeiros.

NotíciasSaúde

Gurinhatã tem novo grupo de Combate ao Tabagismo

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde, iniciou no último dia 15, o Grupo de Tabagismo, com o objetivo fornecer ao tabagista meios de cessar com o uso de tabaco através de um grupo de apoio, com auxílio de equipe multiprofissional (psicólogos, médicos, nutricionistas, assistente social, enfermeiros e educadores físicos).

Segundo o coordenador de Atenção Básica, será realizada uma reunião semanal de aproximadamente 90 minutos cada, com palestras, rodas de conversas, relatos de experiências, apoio e discussões sobre os problemas relacionados com o tabaco e de como parar com o seu uso, além de fornecer opções para a melhoria de qualidade de vida após a parada com o tabagismo.

O evento foi aberto pela diretora do Departamento de Saúde, Jussara Queiroz, que falou da importância deste importante projeto e do grupo, desejando boas vindas aos participantes, destacando a competência dos profissionais envolvidos em prol deste belíssimo projeto e parabenizou os mesmos pelo desejo, força de vontade e entusiasmo.

A psicóloga Suely Borges, que estará na coordenação do projeto, apresentou claramente a sustentação e os alicerces de apoio a este grupo apresentando a relevância deste trabalho, pois este demonstrará uma melhora significativa na qualidade de vida das pessoas envolvidas, bem como de seus familiares e toda rede de apoio. “As mudanças são visíveis, e perpassam a aparência física, falamos de condição de vida, economia financeira, estilos de vida que se alteraram em decorrência do estar vindo para o Grupo de Tabagismo”, comentou.

A assistente Social, Maria José de Araújo (NASF), a nutricionista Edilaine Nunes (NASF) e o enfermeiro Luan de Oliveira (PSF URBANO), enalteceram o grupo e apresentaram inteira disposição fortalecida pelo apoio através de elementos e colocações.

De acordo com o Programa, entre nossos objetivos estão: Motivar os usuários tabagistas a deixarem de fumar e reduzir a prevalência de fumantes e os índices de morbimortalidade relacionadas ao consumo de derivados de tabaco; Prevenir os malefícios do tabaco; Possibilitar um espaço para troca de saberes; e Promover qualidade de vida e mudança de hábitos para uma melhora na condição de saúde.

“Este grupo é um momento inaugural no município de Gurinhatã que em poucos meses tem procurado constantemente a melhoria da qualidade de vida da população, além de todos os benefícios já citados, também constituem uma forma de educação em saúde e atuam em diversos segmentos da população, conseguindo em menos tempo, baixar a prevalência dos fumantes sobre o consumo do tabaco”, completou Paulo Vinicius.

No final foi servido um delicioso lanche no final do grupo, tendo ainda a presença do farmacêutico Vítor Cardoso, e a educadora Física do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Juliana Pizarro.

Os grupos acontecerão no PSF Rural Orlandino Bento de Oliveira (próximo ao Cristo) às segundas, 17h00.

NotíciasSaúdeSocial

Dia da Luta Antimanicomial em Gurinhatã

GURINHATÃ – “Nem todo mundo vê o mundo como você vê”. Com esse tema, a Prefeitura Municipal de Gurinhatã, por intermédio do Departamento de Saúde, convida a todos para o evento, Cinema na Praça, que será realizado na Praça Adalardo Muniz Borges, neste dia 18 de maio, quinta-feira, às 18h30, em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial.

“Será um cinema na praça com pipoca, tendo a exibição do filme “K PAX – O Caminho da Luz”, que segundo a analista de Cinema, Luana Peres, está entre os filmes que nos trazem e nos levam a loucura. Como o cinema pode contribuir na construção de estereótipos e na maneira como lidamos com o estar-doente do outro? Esta análise, a partir de uma nova perspectiva, pode fazer com que você amplie seu olhar.

De acordo com informações do coordenador de Atenção Básica do DMS, Paulo Vinicius, o Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, ao direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

O evento será realizado numa parceria do Departamento de Saúde, Departamento de Assistência Social e CRAS – Centro de Referência em Assistência Social.

Acessar o conteúdo