NotíciasSaúde

Gurinhatã no combate à Dengue com responsabilidade

GURINHATÃ – O Departamento de Saúde, por intermédio dos Setores de Endemias e Vigilância em Saúde apresentou na última semana o relatório final do primeiro trimestre da situação para o Mosquito Aedes Aegypti e de Dengue em Gurinhatã e Flor de Minas.

Apesar de estar acima do recomendado pelo Ministério da Saúde, o índice de infestação do mosquito diminuiu em mais de 50%, se comparado aos números de janeiro.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Daniela de Oliveira, no ano passado o município de Gurinhatã não realizou Levantamento de Índice no primeiro semestre, sendo realizado apenas em dezembro. Já para esse ano, foi definido a realização de um LI – Levantamento de Índice em janeiro, sendo realizado entre os dias 3 e 9, que mostrou números preocupantes para o início do ano, sendo e 7,9% para Gurinhatã e 2,5% para Flor de Minas.

A partir do momento em que os números foram conhecidos, o prefeito Wender Luciano, juntamente com a diretora do Departamento de Saúde, Jussara Queiróz, determinou junto ao setor, a realização de várias ações no combate ao mosquito, dentre elas, um mutirão de limpeza realizado entre os dias 23 e 27 de janeiro, além de muitas outras ações de orientação e combate.

Para conhecer de fato se as ações tiveram resultados, um novo Levantamento de Índice foi feito entre os dias 6 e 10 de março, com queda de mais de 50% com relação aos índices anteriores, onde Gurinhatã registrou 3,6% e Flor de Minas 1,9%. Apesar dos números em queda, novas ações e mais uma vez a limpeza na cidade foi providenciada para que os índices cheguem aos patamares exigidos.

Em Gurinhatã o maior problema está sendo no Bairro Mundo Novo cujo índice está muito alto, com 8,3%, seguido pelo Bairro Homero Santos com 6%. “O trabalho de combate ao mosquito deve ser contínuo e cada morador deve fazer a sua parte, pois a Prefeitura e o Departamento de Saúde estão todos os dias nas ruas eliminando os possíveis criadouros”, disse Daniela.

O trabalho de campo, onde as visitas não param e em especial nos terrenos baldios, tem pela frente o coordenador de Endemias, Vilson Donizete, que chama a atenção da população para a repetição contínua dos mesmos erros, onde semanalmente nos mesmos locais são encontrados possíveis criadouros, colocados ali pelos próprios moradores.

NotíciasSaúde

Eco Bike marcou Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física em Gurinhatã

“Parabéns aos organizadores desse evento que sem dúvida, ficará marcado e tenho a certeza que muitos outros serão realizados. Foi muito bom participar do Eco Bike” – prefeito de Gurinhatã Wender Luciano que participou ao lado da 1ª Dama Meire Menezes

GURINHATÃ – Trechos de terra e outros de asfalto. Um chamamento para a atividade física e a boa forma que gera uma boa saúde. Esses foram pontos vistos no 1º Eco Bike, realizado no último sábado em Gurinhatã, idealizado pela equipe do Departamento Municipal de Saúde, por conta do Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde.

Para marcar essas datas importantes em Gurinhatã, a Prefeitura Municipal, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde promoveu o 1º ECOBIKE, sendo mais um evento inovador que tem como objetivo colocar a população em atividade física.

“Foi um sucesso e superou todas as nossas expectativas. Obrigado a todos que contribuíram para essa realização”, disse um dos coordenadores do evento, Paulo Vinicius. “Temos que chamar a atenção de todos para que possam trocar os meios de transporte poluentes e aderir à saúde em contato com o meio ambiente, e tudo isso através de um passeio de bicicleta pela área rural, aonde além de ecologicamente correta, a bicicleta pode ser usada como atividade física saudável enquanto o indivíduo se locomove”, disse.

“Lindo trabalho da Prefeitura através do Departamento de Saúde. Estou feliz em fazer parte desta equipe”, comentou o educador Físico Jerônimo Filho, da Academia da Saúde, que juntamente com os PSFs, e NASF participaram do evento.

 

NotíciasSaúde

Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física em Gurinhatã

GURINHATÃ – O Dia 6 de abril é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo e aproximadamente 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência disso, e junto a essa data tem o dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde.

Para marcar essas datas importantes em Gurinhatã, a Prefeitura Municipal, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde realizará neste sábado, dia 8 de abril o 1º ECOBIKE, sendo mais um evento inovador que tem como objetivo colocar a população em atividade física.

Segundo um dos coordenadores do evento, Paulo Vinicius da coordenação de Atenção Primária, a concentração dos atletas terá início às 07h30 na Praça Adalardo Muniz Borges e a iniciativa faz parte da programação em comemoração a Semana da Atividade Física.

Dentro do ECOBIKE, o objetivo específico entre os demais é fazer com que os participantes trocassem os meios de transporte poluentes e aderissem à saúde em contato com o meio ambiente, e tudo isso através de um passeio de bicicleta pela área rural, aonde além de ecologicamente correta, a bicicleta pode ser usada como atividade física saudável enquanto o indivíduo se locomove.

De acordo com especialistas, a falta de atividade física é um fator de risco chave para doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs) como as doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. No mundo, um em cada três adultos não pratica atividade física suficiente.

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente em 7 de abril

O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS.

Acessar o conteúdo