NotíciasSaúdeSocial

Prefeitura leva ação às cuidadoras do Lar do Idoso

GURINHATÃ – Parceria entre os Departamentos de Saúde e Ação Social levou Lar do Idoso São João Batista, uma atividade motivadora para quem cuida de outras pessoas.

Segundo a diretora do Departamento de Ação Social, Meire Menezes, a atividade desenvolvida junto às cuidadoras do Lar do Idoso foi dentro do Projeto “Me Cuidando para Cuidar”, sendo desenvolvida pela fisioterapeuta do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Patrícia Junqueira, e pelas psicólogas da Ação Social Larissa Franco e Gabriela Guedes.

Para Meire, é muito importante desenvolver ações como essa, especialmente voltada para pessoas que cuidam da vida de outras pessoas. “É uma grande preocupação do prefeito Wender Luciano e toda equipe da Ação Social e CRAS, e juntamente com a Saúde, temos a oportunidade de levar mais serviços à comunidade”, disse. “Parabéns ás idealizadoras desse projeto de valorização do ser humano””, concluiu.

Vale ressaltar que uma das metas definidas pelo prefeito de Gurinhatã é levar serviços de qualidade à população num todo, e no dia a dia o respeito, humanização e dignidade faça parte do atendimento oferecido a cada cidadão do município.

NotíciasSaúde

Autocuidado com a saúde bucal foi tema de reunião em Flor de Minas

GURINHATÃ – O Departamento Municipal de Saúde, por intermédio da equipe de Atenção Primária, realizou na última semana mais uma importante reunião com o Grupo Hiperdia.

Segundo o coordenador de Atenção Primária, Paulo Vinicius, a reunião foi realizada em Flor de Minas, no Ginásio João Grosso, onde estiveram presentes a equipe do PSF Rural Divino Gonçalves Pereira.

“Como novidade teve corte de cabelo masculino e manicure para os pacientes da reunião”, disse o coordenador, que comentou ainda sobre importantes palestras que ocorreram, ministradas pela enfermeira Andressa Cardozo Reis, com o tema “Autocuidado”, e pela dentista Bruna Guedes, com o tema “Autocuidado Bucal”. “Tivemos a presença de aproximadamente 80 pessoas e foi servido um lanche com gelatina e salada de frutas, além de terem sido sorteados inúmeros brindes”, completou.

Durante a reunião em Flor de Minas aconteceu atendimento que incluiu a aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações.

 

NotíciasSaúde

Saúde discute desenvolvimento do PMAQ em Gurinhatã

GURINHATÃ – Profissionais ligados à área da saúde pública de Gurinhatã participaram nesta segunda-feira, 27, de reunião com base na discussão sobre o desenvolvimento do PMAQ.

A reunião foi realizada na Câmara Municipal, com a equipe da GRS – Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba, tendo a presença da diretora do Departamento Municipal de Saúde, Jussara Queiroz, e do coordenador da Atenção Primária, Paulo Vinicius.

O tema foi tratado principalmente com a equipe do PSF Urbano Dona Francisca Toscano Cardoso, PSF Rural Divino Gonçalves Pereira de Flor de Minas, PSF Rural Orlandino Bento de Oliveira, equipe de Saúde Bucal, NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, e Academia da Saúde.

Segundo o coordenador de Atenção Primária, Paulo Vinicius, a discussão desta reunião retratou adequações, ressignificações e construção de novos paradigmas em relação ao trabalho de toda equipe. Foram discutidas ações necessárias para que a proposta do desenvolvimento​ do trabalho nas Unidades de Saúde”, disse. “Foi um momento de encontro dos membros da equipe de Saúde da Família e das equipes de apoio para o planejamento, organização e avaliação dos processos de trabalho desenvolvidos”, acrescentou.

“A melhoria constante e a aplicação de ações humanizadas são os pontos frequentes que temos que trabalhar, ou seja, levar atendimento ao cidadão com dignidade acima de tudo e construir um novo futuro para o nosso município”, reforçou a diretora do DMS, Jussara Queiróz.

O evento promovido pelo Departamento de Saúde teve ainda a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Edson Rodrigues e dos vereadores Gabriel de Oliveira Lima, Luciomar Lemes de Freitas e Pablo José da Silva Gois.

Acessar o conteúdo