NotíciasSaúde

Mais uma reunião de Hiperdia em Gurinhatã

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento de Saúde realizou na última quarta-feira, mais uma importante Reunião do Grupo de Hiperdia, que com frequência faz o acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos.

Segundo informações do coordenador de Atenção Primária, Paulo Vinicius, o PSF Urbano Dona Francisca Toscano Cardoso e equipe com enfermeiro, técnica de enfermagem, agentes comunitários de saúde, educadores físicos e nutricionista, realizou no dia 22 mais uma reunião do Programa Hiperdia, no Karaíba Tênis Clube.

O Programa Hiperdia tem como objetivo acompanhar os pacientes hipertensos e diabéticos para, através de cuidados especiais, assegurar um controle adequado das doenças e garantir melhor qualidade de vida.

Na reunião foi realizada uma dinâmica com a nutricionista Edilaine Nunes do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, e em seguida uma palestra sobre o Suco Detox e Temperos para hipertensos e diabéticos.

O atendimento realizado durante a reunião incluiu a aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações, tendo ainda sorteio de vários brindes, corte de cabelo masculino, atendimento de manicure para as mulheres, e foi servido um delicioso café da manhã com direito a gelatina, salada de frutas, café e biscoitos. “Houve um número grandioso de pessoas que buscam constantemente melhoria de qualidade de vida, assim como, orientações para mudanças de hábitos”, disse Paulo Vinicius, que fez questão de agradecer aos parceiros que doaram os brindes: Casa do Gás, Eletro Auto Ferreira, Casa de Carnes do Geovane, Hotel e Restaurante Jeitinho Mineiro, Lúcia Rodrigues, Paulo Vinícius, Leidiane Verônica, Maria José, Maria de Fátima e Suely Borges.

“Vale frisar que uma grande novidade na reunião de Hiperdia foi o corte de cabelo masculino e manicure para as mulheres, onde segundo algumas pessoas, foi a primeira vez que isto aconteceu”, completou o coordenador.

 

AgendaDestaqueNotíciasSaúde

Gurinhatã terá o 1º Eco Bike em abril

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde realizará no dia 8 de abril o 1º ECOBIKE, mais um evento inovador que tem como objetivo colocar a população em atividade física.

Segundo um dos coordenadores do evento, Paulo Vinicius da coordenação de Atenção Primária, a concentração dos atletas terá início às 07h30 na Praça Adalardo Muniz Borges e a iniciativa faz parte da programação em comemoração a Semana da Atividade Física.

Dentro do ECOBIKE, o objetivo específico entre os demais é fazer com que os participantes trocassem os meios de transporte poluentes e aderissem à saúde em contato com o meio ambiente, e tudo isso através de um passeio de bicicleta pela área rural, aonde além de ecologicamente correta, a bicicleta pode ser usada como atividade física saudável enquanto o indivíduo se locomove.

Durante o evento haverá sorteio de uma bicicleta, e as inscrições de podem ser feitas nos seguintes locais:

  • GURINHATÃ: Academia da Saúde com Jeronimo Filho (segunda à sexta) – 08h00 às 10h00 / 17h00 às 20h00; Departamento de Saúde com Juliana Pizarro (segunda à sexta) – 09h00 às 11h00.
  • FLOR DE MINAS: Academia da Saúde (sexta) com Juliana Pizarro – 09h00 às 15h00.

Mais informações pelo telefone (34) 3264 – 1019 (Paulo Vinícius).

NotíciasSaúde

Cardiologista passa a atender em Gurinhatã

GURINHATÃ – O cardiologista Dr. Walter Tadeu passou a atender a partir deste mês no município de Gurinhatã, em mais uma ação desenvolvida pela Prefeitura Municipal, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde.

“Vi uma cena no último mês que me deixou preocupado, onde pessoas estavam dormindo do lado de fora do Departamento de Saúde para conseguir uma consulta fora da cidade com algumas especialidades, e isso não é digno para o ser humano”, revelou o prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano que de imediato acionou o Departamento de Saúde, que agendou as consultas sem a necessidade das pessoas pernoitarem no local.

Para solucionar de vez esse problema o prefeito solicitou que o Departamento de Saúde de Gurinhatã trouxesse para atender no próprio município, um profissional da área, sendo contratado o cardiologista Dr. Walter Tadeu, para atender a demanda reprimida de consultas de cardiologia com caráter de urgência. “Foi um compromisso feito na campanha política e está no nosso Plano de Governo, e agora cumprida”, comentou o prefeito.

Segundo a diretora do Departamento de Saúde, Jussara Queiróz, só nessa semana o médico atendeu a 24 consultas, sendo que dois pacientes após avaliação foram encaminhados através do DMS, por intermédio do responsável pelo TFD – Tratamento Fora Domicílio, Vítor Faria Cardoso para o atendimento especializado necessário, o mesmo ocorrendo com outros pacientes, através do SUS Fácil, sendo ambos em caráter de urgência. Todas as demais consultas foram solicitados exames suplementares para posterior avaliação e consulta médica.

“Temos que oferecer à nossa população o mesmo atendimento que gostaríamos que um membro da nossa família tivesse, e é assim que vamos agir, sempre com respeito e humanização em todos os setores da administração pública”, completou o prefeito.

Acessar o conteúdo