NotíciasSaúde

Flor de Minas teve Caminhada da saúde

GURINHATÃ – Mais uma importante atividade foi desenvolvida na última semana pelo Departamento Municipal de Saúde, por intermédio da equipe do PSF de Flor de Minas e NASF.

Segundo o coordenador de Atenção Primária de Gurinhatã, Paulo Vinicius, aconteceu na última sexta-feira, 3, em Flor de Minas, a “Caminhada de Conscientização contra a Dengue e a favor da Atividade Física para melhorar a qualidade de vida”.

O evento percorreu várias ruas do Distrito com intuito de sensibilizar a população sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti que transmite a Dengue, febre Chikungunya e Zika Vírus, além de mostrar os benefícios da atividade física na vida de todos, ressaltando que houve uma palestra com a Flaviane Salviano, agente de Endemias, sobre o mosquito Aedes Aegypti.

O evento teve a participação de grande parcela da população, sendo realizada pelo PSF Rural Divino Gonçalves Pereira e NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, tendo a presença de Paulo Vinicius (coordenador Atenção Primária), Luan Gomes (enfermeiro e coordenador do PSF Rural), Juliana Pizzaro (educadora Física), Edilaine Nunes (nutricionista), Sidinei Pombo (vice prefeito e diretor do Departamento de Obras), Flaviane Salviano (agente de Endemias), além da presença das agentes de saúde e da técnica de Enfermagem, Jacira.

NotíciasSaúde

Estudantes vão até o PSF para conhecer ações de combate à Dengue

GURINHATÃ – Estudantes da Escola Municipal José Martins Alameu participaram na última semana de uma “Sala de Espera” no PSF Dona Francisca Toscano Cardoso, que teve como temas, o mosquito Aedes Aegypti e Alimentação Saudável.

Segundo o Departamento Municipal de Saúde, no último dia 24 foi realizado uma palestra para os discentes do 4º Ano da Escola Municipal José Martins Alameu juntamente com a professora Délbia Amaral, a qual tratou-se sobre o mosquito Aedes Aegypti, tendo como palestrante o coordenador da Atenção Primária, Paulo Vinícius dos Santos, o qual retratou sobre o ciclo biológico do mosquito, a transmissão da patologia, sintomas e a prevenção. Ressalta-se que foi apresentado aos discentes vídeos sobre a prevenção e o ciclo biológico, tendo o embasamento com a enfermeira Ione Aparecida.

Em seguida a nutricionista Edilaine Nunes ministrou uma palestra sobre Alimentação Saudável, tendo ainda a presença do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, através da educadora Física, Juliana Pizarro e assistente Social Maria José Araújo.

Para a consolidação desta ação os discentes coloriram um desenho do ciclo do mosquito Aedes, criaram uma frase de conscientização o qual foi fixado no mural da Unidade de Saúde. Houve ainda sorteio e além disso as crianças ganharam panfleto e uma singela lembrança e logo em seguida foi servido um delicioso lanche (pipoca e refrigerante).

Esta ação foi desenvolvida pelo coordenador da Atenção Primária, Paulo Vinícius, Equipe do NASF e do PSF Dona Francisca Toscano Cardoso. “Esse trabalho é resultado da administração séria e competente do prefeito Wender Luciano e do Departamento de Saúde, através da Jussara Queiroz, que buscam constantemente trabalhar junto à comunidade escolar e população, visando conscientizá-los quanto a importância de prevenir a dengue, inteirar comunidade escolar e população quanto a prevenção da dengue, com adoção de medidas simples, visando à interrupção do ciclo de transmissão e contaminação do mosquito, além disso, refletir sobre a necessidade das medidas preventivas para o bem estar social, criar atitudes organizadas junto com a família e consequentemente da sociedade”, disse Paulo Vinicius.

NotíciasSaúde

Hiperdia em Flor de Minas com muita animação

GURINHATÃ – A equipe do PSF Rural Divino Gonçalves Pereira recebeu no último dia 23, os participantes do Grupo Hiperdia, voltado para hipertensos e diabéticos.

O evento realizado em Flor de Minas teve palestra sobre “Terapia Não Medicamentosa”, com o enfermeiro Luan de Oliveira. Também aconteceram dinâmicas com a educadora Física, Juliana Pizarro e sorteio de brindes com o coordenador de Atenção Básica de Gurinhatã, Paulo Vinicius.

Para especialistas no assunto, quando se junta atividade física e terapias não medicamentosas, os usuários passam a ter melhor qualidade de vida, e esse é o principal objetivo desse trabalho desenvolvido na Atenção Primária.

Segundo Luan, a Reunião de Hiperdia teve ainda a presença da assistente Social do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Maria José Araújo, e das representantes do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, Odineuza (assistente Social) e Gabriela (psicóloga).

 

Acessar o conteúdo