NotíciasSaúde

Gurinhatã incentiva comunidade a parar de fumar

Última atualização em 12 de maio de 2017

GURINHATÃ – Neste dia 15 de maio começa uma importante ação por parte da Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde, de um grupo de pessoas que queiram parar de fumar.

“Não fumar é uma conquista”, alertam os organizadores, que convidam aos interessados que queiram deixar de fumar que estará iniciando grupos no dia 15 de maio às 17hs no PSF Orlandino Bento de Oliveira (próximo ao Cristo).

Para os especialistas, o tabagismo é uma condição crônica responsável por milhares de mortes evitáveis no Brasil e no mundo que necessita de intervenções em todos os aspectos. Muitos tabagistas desejam parar ou reduzir o consumo do tabaco, porém sem estímulo e sem apoio psicológico por meio de terapias de grupo ou mesmo individualizado e sem apoio medicamentoso, torna-se difícil abandonar o tabaco.

“Com o objetivo de levar apoio a esse grupo, o Departamento Municipal de Saúde cumprindo com a espinha dorsal da Atenção Básica por meio de seus programas e profissionais, e pelo trabalho de equipes multiprofissionais, tem em seu tripé central, o papel fundamental na diminuição do número de fumantes em Gurinhatã, ou seja, apenas reafirmando o compromisso do prefeito Wender Luciano e de sua administração, em busca constante e firme por  uma intervenção eficaz da saúde que se germinará mais uma vez através da realização de grupos de cessação do tabagismo onde são adotadas a abordagem cognitivo comportamental e o apoio medicamentoso, aumentando a chance do fumante abandonar o cigarro sem recaídas”, avalia o coordenador de Atenção Básica, Paulo Vinicius.