NotíciasSaúdeSocial

Dia da Luta Antimanicomial em Gurinhatã

Última atualização em 16 de maio de 2017

GURINHATÃ – “Nem todo mundo vê o mundo como você vê”. Com esse tema, a Prefeitura Municipal de Gurinhatã, por intermédio do Departamento de Saúde, convida a todos para o evento, Cinema na Praça, que será realizado na Praça Adalardo Muniz Borges, neste dia 18 de maio, quinta-feira, às 18h30, em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial.

“Será um cinema na praça com pipoca, tendo a exibição do filme “K PAX – O Caminho da Luz”, que segundo a analista de Cinema, Luana Peres, está entre os filmes que nos trazem e nos levam a loucura. Como o cinema pode contribuir na construção de estereótipos e na maneira como lidamos com o estar-doente do outro? Esta análise, a partir de uma nova perspectiva, pode fazer com que você amplie seu olhar.

De acordo com informações do coordenador de Atenção Básica do DMS, Paulo Vinicius, o Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, ao direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

O evento será realizado numa parceria do Departamento de Saúde, Departamento de Assistência Social e CRAS – Centro de Referência em Assistência Social.