NotíciasSaúde

Centro de Endemias chama atenção da população para o risco de Dengue em Gurinhatã

Última atualização em 26 de novembro de 2018

GURINHATÃ – A equipe do Centro de Controle de Endemias da Prefeitura de Gurinhatã está preocupada com o grande número de focos encontrados no município, colocando toda a comunidade com o risco da dengue.

“Os agentes estão fazendo a parte que cabe ao poder público, com a intensificação das visitas domiciliares, mas a população precisa apresentar mudança de hábitos, pois 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências”, enfatizou o coordenador do Centro de Controle de Endemias, Vilson Donizete.

Para que esse risco seja afastado, algumas dicas importantes para a comunidade desenvolver em suas residências e estabelecimentos comerciais: Evite locais que possam acumular água, como: bandejas de ar-condicionado, calhas (principalmente no período após o inverno, elas acumulam muitas folhas), pneus velhos, caixas d’água destampadas, garrafas, vasos de flor e também recipientes jogados em lixo descoberto.

“A inspeção em casa deve ser um hábito semanal do morador. Ele deve olhar e ficar atento aos locais menos óbvios que podem ser criadouros. Até mesmo a vasilha de água dos cães e gatos precisam ser limpas periodicamente para evitar que o mosquito se desenvolva ali. Os quintais devem ser inspecionados frequentemente, pois nestes locais há muitos recipientes que podem acumular água”, afirma o coordenador.