NotíciasSaúde

Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física em Gurinhatã

Última atualização em 6 de abril de 2017

GURINHATÃ – O Dia 6 de abril é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo e aproximadamente 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência disso, e junto a essa data tem o dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde.

Para marcar essas datas importantes em Gurinhatã, a Prefeitura Municipal, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde realizará neste sábado, dia 8 de abril o 1º ECOBIKE, sendo mais um evento inovador que tem como objetivo colocar a população em atividade física.

Segundo um dos coordenadores do evento, Paulo Vinicius da coordenação de Atenção Primária, a concentração dos atletas terá início às 07h30 na Praça Adalardo Muniz Borges e a iniciativa faz parte da programação em comemoração a Semana da Atividade Física.

Dentro do ECOBIKE, o objetivo específico entre os demais é fazer com que os participantes trocassem os meios de transporte poluentes e aderissem à saúde em contato com o meio ambiente, e tudo isso através de um passeio de bicicleta pela área rural, aonde além de ecologicamente correta, a bicicleta pode ser usada como atividade física saudável enquanto o indivíduo se locomove.

De acordo com especialistas, a falta de atividade física é um fator de risco chave para doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs) como as doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. No mundo, um em cada três adultos não pratica atividade física suficiente.

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente em 7 de abril

O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS.