GovernoNotícias

Municípios não fecharão suas contas no final do ano

Última atualização em 7 de novembro de 2017

GURINHATÃ – Estudo do departamento de Economia da AMM (Associação Mineira de Municípios) aponta que, em 2018, pelo menos 263 municípios, 33,18% dos 853, poderão ter queda na receita do ICMS, no valor total de R$ 332 milhões. A análise foi feita com base na divulgação da Resolução da Secretaria de Estado da Fazenda, do índice do Valor Adicional Fiscal (VAF) previsto para 2018.

Gurinhatã é um dos municípios na região atingidos por essa queda, o que tem trazido preocupação para o Executivo Municipal, tendo em vista a dívida herdada da gestão anterior, a cobrança de precatórios referentes a 2015 e 2016, além da queda verificada ao longo desse ano, que tem levado o setor financeiro a adotar várias medidas de economia.

“Temos que economizar, mas não podemos deixar de atender nossa comunidade com serviços básicos e de qualidade”, disse o prefeito Wender Luciano, que se reuniu com a equipe financeira e contábil nesta terça-feira, 7.

Os municípios mineiros estão sentindo o efeito da desaceleração da economia que provocou queda na arrecadação estadual, além da crise com o desemprego, e atrasos na liberação de recursos, principalmente em repasses ligados à área da saúde e educação.

Segundo a CNM – Confederação Nacional de Municípios, diante do tsunami de problemas, o movimento municipalista se organiza para uma grande mobilização no dia 22 de novembro. As ações fazem parte da campanha “Não deixem os Municípios afundarem”, criada para chamar a atenção das autoridades ao colapso das finanças locais. As reivindicações são várias, mas para não haver dispersão, a entidade elencou as mais urgentes que serão trabalhadas no decorrer da campanha.