EducaçãoNotícias

Setor do Patrimônio Cultural visita Fazenda Shalon

Última atualização em 1 de novembro de 2017

GURINHATÃ – A equipe do Setor de Patrimônio Cultural esteve visitando a região do São Jerônimo e encontrou vários bens culturais de importância relevante para preservação. Vários destes bens encontram-se na Fazenda Shalon, de propriedade de Wender Luciano, que também se mostrou interessado na preservação e no resgate da memória local.

Estes bens são de suma importância para a escrita da história, que não é somente feita por textos, mas também por objetos que contam a história do passado. Alguns são raríssimos, como o engenho manual, que remonta mais de cem anos e que está em bom estado de conservação. Este engenho, de madeira, com todas as suas partes, ainda inteiras, fez parte da história do Brasil colonial, onde animais rodavam o engenho para a produção do caldo da cana, que servia para vários itens alimentares. Este engenho provavelmente é o de porteira dupla com moenda de três tambores verticais raríssimo em nossa região.

A visita e o registro dos bens culturais foram feitos pelo historiador Cláudio Scarparo e pelo técnico Antônio Cézar.

Outro bem cultural de destaque é o Carro de Bois, que está em ótimas condições com a canga e canzis. Além destes bens há uma imagem em acrílico de Nossa Senhora das Graças, de grande estatura, parte da devoção dos moradores locais.

Finalizando a visita, a equipe registrou um belíssimo Jequitibá, centenário, de grandes proporções, que é um dos poucos encontrados na região do Pontal do Triângulo Mineiro.

A região do São Jerônimo é rica em bens culturais e naturais e a atual administração, através da diretora Municipal de Educação e Cultura, Olésia Martins quer trabalhar para sua proteção e desenvolvimento, como é a proposta de Governo do prefeito Wender Luciano, que em pouco tempo, está mostrando toda sua vontade de engrandecer o município de Gurinhatã.

Outro ponto importante do trabalho, ressalta a equipe do Patrimônio Cultural, é a cooperação de todos os departamentos da prefeitura que estão colaborando para o ótimo andamento dos trabalhos. A equipe também agradece à Câmara Municipal de Gurinhatã pela cooperação na proteção do Patrimônio Cultural local.