NotíciasSocial

Social se reúne com beneficiários do Bolsa Família

Última atualização em 1 de julho de 2017

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento de Assistência Social e CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, realizou neste dia 28, reunião com beneficiários do Programa Bolsa Família.

“Nossa missão é sermos os facilitadores para que as famílias continuem recebendo o benefício, e temos uma ótima equipe de trabalho para atender a todos de forma humanizada”, disse a diretora do Departamento de Assistência Social, Meire Menezes, durante a reunião que aconteceu na antiga sede do Lions Clube, estando acompanhada da coordenadora do CRAS e do Bolsa Família, Ana Paula Marques.

Segundo o responsável pelo CadÚnico, Diegnor Rodrigues, a reunião foi realizada para falar aos beneficiários das condicionalidades do cadastro único para que as famílias mantenham em dia seus compromissos e não tenham problemas para receber o benefício.

De acordo com o Programa Bolsa Família, existem duas importantes condicionalidades, sendo na Educação e na Saúde:

Condicionalidades de Educação – As condicionalidades de educação estão relacionadas a frequência escolar, onde é preciso que as crianças e adolescentes frequentem a escola. E a escola é responsável pelo registro da frequência.

As famílias tem o dever de: Matricular as crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em estabelecimento regular de ensino; Garantir a frequência escolar de no mínimo 85% da carga horária mensal do ano letivo, informando sempre à escola em casos de impossibilidade do comparecimento do aluno à aula e apresentando a devida justificativa; Outro dever da família é informar sempre que houver uma mudança de escola. A família deve se dirigir ao CRAS e comunicar a alteração para que tudo seja registrado e seja feito o acompanhamento efetivo da frequência escolar.

Condicionalidades de Saúde – As gestantes e nutrizes devem ser inscritas no pré-natal e comparecer com o cartão de gestante as consultas nas unidades de saúde próximas à sua residência, seguindo o calendário do Ministério da Saúde. Outra exigência é a participação nas atividades educativas ofertadas pelas equipes de saúde sobre aleitamento materno e promoção da alimentação saudável.

Os responsáveis pelas crianças menores de 7 anos devem: Levar a criança às unidades de saúde ou aos locais de vacinação e manter atualizado o calendário de imunização, conforme diretrizes do Ministério da Saúde; Levar a criança às unidades de saúde, portanto o cartão de saúde da criança, para a realização do acompanhamento do estado nutricional e do desenvolvimento e outras ações, conforme calendário mínimo do Ministério da Saúde.