EducaçãoNotícias

Transporte Escolar se torna um desafio para as prefeituras

Última atualização em 8 de março de 2018

GURINHATÃ – Gurinhatã tem hoje cerca de 100 estudantes universitários transportados para as Universidades em Ituiutaba. Além disso, os alunos que residem na zona rural, que frequentam o Ensino Fundamental ou Médio, também fazem parte de um grupo que são beneficiados com o transporte, que engloba ainda a educação infantil.

Esse é o maior desafio das prefeituras nos dias de hoje, onde além dos atrasos nos repasses financeiros, as prefeituras ainda colocam recursos próprios para complementar o pagamento desse transporte escolar e não deixar nenhum aluno para trás, bem como dar condição para que após o ensino médio, o aluno possa frequentar uma Universidade.

“O pior é que além de arcar com parte dessa despesa, ainda enfrentamos os atrasos de pagamento por parte do governo na parte que lhe cabe, e compromete as finanças nos municípios, pois não podemos deixar de pagar pais de famílias que no dia a dia trabalham com esse transporte”, comentou o prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano.

Para o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, a situação pode ficar ainda pior. “Os municípios fazem a gestão tanto dos alunos das escolas municipais como das estaduais e, por isso, deveriam ser recompensados, mas não é o que tem acontecido. E quem sofre são os alunos e a população, por isso é importante que todos saibam disso”, destacou.

Em Minas Gerais, 846 municípios têm direito ao recurso, por transportarem estudantes da rede estadual, residentes na zona rural. Por falta de verbas, as prefeituras mineiras enfrentam problemas para custear as despesas com o Transporte Escolar dos alunos da Rede Pública de Ensino, principalmente da Rede Estadual, que é de competência do Estado.