NotíciasSaúde

Vigilância em Saúde e Endemias atuam na zona rural

GURINHATÃ – Prevenir é melhor que remediar. Isso é de fato, o principal objetivo preventivo desenvolvido pela Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio das equipes de Vigilância em Saúde e Endemias.

A maior luta das equipes é no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, contudo, a ameaça da febre amarela no início do ano e outros problemas ligados ao setor rural, também fazem parte das ações preventivas do setor.

Segundo os coordenadores do setor de Vigilância em Saúde e Endemias, além do combate ao Aedes Aegypti que ocorre em Gurinhatã e Flor de Minas, há ainda o combate ao pernilongo comum, e na zona rural, há a presença constante dos agentes para combater o barbeiro, transmissor da doença de Chagas, além de orientar para eliminação dos locais que possam e tornar propício para escorpiões.

O atendimento a regiões onde se encontram morcegos também tem tido a presença da equipe, que visita todas as regiões da zona rural, sem deixar é claro, o trabalho de suma importância na cidade. “É um trabalho que não para em momento algum. Todos os dias a população vê na cidade ou zona rural os nossos agentes, trabalhando em prol da qualidade de vida e segurança de todos”, comentou a diretora do Departamento de Saúde, Jussara Queiroz.