EducaçãoNotíciasSaúde

Aulas voltaram ao normal na Escola João Borges de Castro

Última atualização em 27 de fevereiro de 2020

GURINHATÃ – Alunos, professores e demais profissionais da Educação retornaram às salas de aula nesta quinta-feira, 27/02, na Escola Municipal João Borges de Castro.

As aulas haviam sido suspensas no dia 18/02, quando 32 pessoas, entre alunos e funcionários da escola apresentaram mal-estar, onde a Prefeitura Municipal de Gurinhatã, de imediato acionou uma Força Tarefa para uma varredura na escola, envolvendo as equipes da Educação, do Departamento e Saúde, Nutrição, Endemias e Vigilância em Saúde.

De acordo com a diretora da escola, Michelle Borges, todas as providências foram tomadas para o retorno com segurança dos alunos e funcionários, onde foi descartado o surto de dengue, sedo que o resultado final pode ter sido uma virose vinda de casa. Não foi constatado nenhum problema com a água (análise feita pela COPASA) e nem mesmo com a alimentação escolar. Das 32 pessoas atendidas, apenas um foi confirmado como dengue, sendo que outro caso confirmado foi de pessoa que não é aluno da escola.

Para o retorno às aulas, o Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, quanto às medidas, o primeiro passo foi o de suspender as aulas.  No dia em que foi registrado o caso, de imediato foram acionados órgãos de Saúde do Município, bem como de Endemias, que fizeram uma varredura na escola não sendo encontrados focos, visto que, uma semana antes do início das aulas, a cidade teve a realização de um Mutirão de Limpeza contra a Dengue. Além disso, na volta às aulas, todos os alunos estão recebendo orientação quanto a higienização das mãos e cuidados em casa e no ambiente escolar, no combate à dengue e outras endemias.