NotíciasSaúde

Saúde de Gurinhatã recebe equipe de avaliação do PMAQ

GURINHATÃ – Esta quarta-feira, 30, foi de avaliação em Gurinhatã, onde a Prefeitura Municipal e o Departamento Municipal de Saúde recepcionaram uma equipe advinda do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) que vieram avaliar as três equipes das Unidades de Saúde.

Segundo o DMS, a avaliação é feita quanto a Atenção Básica, Saúde Bucal e NASF -Núcleo de Apoio a Saúde da Família. “Destaca-se que houve análise, avaliação e observação da estrutura física, funcional e documental. Destaca-se que se a avaliação for positiva, há a possibilidade de aumentar o valor percentual repassado pelo Governo destinado aos programas e políticas de saúde pública”, disse o coordenador de Atenção Básica, Paulo Vinicius.

Foram analisados a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão quanto aos serviços de saúde ofertados pelos PSF’s. “Quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados”, comentou a diretora do DMS, Jussara Queiroz.

As Unidades avaliadas em conjunto com as equipes foram o PSF Urbano Dona Francisca Toscano Cardoso e PSF Rural Divino Gonçalves Pereira de Flor de Minas.

“Ressaltamos que os avaliadores da equipe do PMAQ parabenizaram a organização física, funcional e documental das unidades, bem como, o recebimento e acolhimento de toda equipe”, disse Paulo Vinicius.

Durante a visita de avaliação do PMAQ, a diretora do Departamento de Saúde teve ainda o acompanhamento da diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Meire Menezes. “Agradecemos o trabalho de todos os profissionais da Atenção Básica pelo empenho, compromisso, dedicação e pela competência para que alcançássemos o êxito desta importante avaliação pois, o resultado atingido é a soma de esforços de um trabalho em equipe. Enaltecemos o trabalho da administração municipal pelo apoio e compromisso com a saúde pública de nossa cidade”, agradeceu Jussara Queiroz.

 

NotíciasSaúde

Controle de Endemias atua no combate ao barbeiro em Gurinhatã

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde reinicia nesta semana as ações de combate ao barbeiro e prevenção à doença de chagas.

Segundo o coordenador do Centro de Controle de Endemias, Vilson Donizete, a equipe retorna a essa ação começando pela região do Barreirinho, levando informação e eliminando os focos. Em maio deste ano, cerca de 30 localidades e quase 700 casas foram visitadas pela equipe de Endemias da Prefeitura de Gurinhatã.

A doença de Chagas é uma infecção provocada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, adquirida por meio do contato com as fezes do inseto barbeiro. A doença de Chagas é também conhecida pelos nomes: mal de Chagas, chaguismo ou tripanossomíase americana.

Os barbeiros costumam viver em folhas de palmeiras ou em casas de construção rudimentar, como as feitas de pau-a-pique. Galinheiros, chiqueiros e ninhos de pássaros também são locais que podem abrigar o inseto. Pessoas que vivem em áreas infestadas pelo barbeiro são as que apresentam maior risco de serem contaminadas pelo Trypanosoma cruzi.

EsporteNotíciasSaúde

Sábado tem EcoBike em Flor de Minas

As inscrições de podem ser feitas nos seguintes locais: Flor de Minas – PSF Rural Divino Gonçalves Pereira (8h às 17h); Gurinhatã – Departamento de Saúde (8h às 16h)

GURINHATÃ – Sábado é dia de pedalar no 2º EcoBike, sendo que depois de Gurinhatã, agora é a vez de Flor de Minas. A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde realizará no dia 2 de setembro o ECOBIKE em Flor de Minas. Esse é mais um evento inovador que tem como objetivo colocar a população em atividade física.

A concentração dos ciclistas terá início às 7h30 no Ginásio João Grosso e a iniciativa faz parte da ação em integração com saúde e promoção a saúde.

Para a diretora do Departamento de Saúde, Jussara Queiroz, dentro do ECOBIKE, o objetivo específico entre os demais é fazer com que os participantes troquem os meios de transporte poluentes pelo contato com o meio ambiente, e tudo isso através de um passeio de bicicleta pela área rural, aonde além de ecologicamente correta, a bicicleta pode ser usada como atividade física saudável enquanto o indivíduo se locomove.

Acessar o conteúdo