EsporteNotíciasSaúde

Flor de Minas recebe Ecobike no próximo dia 2

Todos os eventos criados para a população de Gurinhatã deverão ser levados também a Flor de Minas, sendo essa uma das exigências do prefeito Wender Luciano, que quer o desenvolvimento de ambas na construção de u novo futuro

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde realizará no dia 2 de setembro o ECOBIKE em Flor de Minas. Esse é mais um evento inovador que tem como objetivo colocar a população em atividade física.

Segundo o coordenador de Atenção Básica, Paulo Vinicius, a concentração dos ciclistas terá início às 7h30 no Ginásio João Grosso e a iniciativa faz parte da ação em integração com saúde e promoção a saúde.

Para a diretora do Departamento de Saúde, Jussara Queiroz, dentro do ECOBIKE, o objetivo específico entre os demais é fazer com que os participantes troquem os meios de transporte poluentes pelo contato com o meio ambiente, e tudo isso através de um passeio de bicicleta pela área rural, aonde além de ecologicamente correta, a bicicleta pode ser usada como atividade física saudável enquanto o indivíduo se locomove.

As inscrições de podem ser feitas nos seguintes locais: Flor de Minas – PSF Rural Divino Gonçalves Pereira (8h às 17h); Gurinhatã – Departamento de Saúde (8h às 16h).

Historicamente, a atenção à saúde no Brasil tem investido na formulação, implementação e concretização de políticas de promoção, proteção e recuperação da saúde. Há, pois, um grande esforço na construção de um modelo de atenção à saúde que priorize ações de melhoria da qualidade de vida dos sujeitos e coletivos, deste modo, e com vista a esta perspectiva a administração municipal tem realizado constantemente ações de promoções à saúde, bem como, a prevenção dos fatores determinantes e/ou condicionantes de doenças e agravos à saúde através de suas programações.

NotíciasSaúde

Caminhada Ecológica movimentou Gurinhatã no fim de semana

GURINHATÃ – Um sábado diferente, com aquecimento e alongamento para evitar contusões, e depois disso, botar o pé na terra e apreciar belíssimas paisagens de Gurinhatã. Essa foi a Caminhada Ecológica em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, realizada no último sábado, 19, em Gurinhatã.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde, saindo da Academia da Saúde, passando por uma rota com belíssimas paisagens da zona rural, além de um merecido lanche, servido no Sítio RS, do senhor Sebastião Fernandes.

Para o prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano, a atividade física é de sua importância para elevar a auto estima e a qualidade de vida das pessoas. “Parabéns a toda equipe que inovou em mais esse evento. Tenho certeza que com ações como essa, juntos, estamos construindo um novo futuro”, disse.

“Quero aqui agradecer o apoio do prefeito Wender Luciano, da Equipe organizadora, pois o sucesso de todo evento vem de um árduo trabalho ao que antecede. Agradeço a presença de toda a população, que não mediram esforços para estarem presente. Agradeço a todos os apoiadores e patrocinadores. Meu muito obrigada”, disse a diretora do Departamento de Saúde, Jussara Queiroz.

 

NotíciasSaúde

Combate ao morcego hematófago em Gurinhatã

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Centro de Controle de Endemias tem atendido ao chamamento de produtores rurais para a captura e combate aos morcegos hematófagos em suas propriedades.

Segundo o coordenador do Centro de Endemias, Vilson Donizete, na última semana estiveram em visita para atender uma solicitação por parte do senhor Edson, na Região do Monjolinho, quanto a presença de morcegos.

De acordo com Vilson, esse é um trabalho constante feito pelo Departamento, e sempre que as pessoas notarem a presença dos morcegos, devem entrar em contato com o setor.

O próprio IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária tem intensificando as ações de controle da raiva e recomenda que, os criadores de gado comuniquem a existência de abrigos de morcegos, ocorrências de mordeduras e mortes nos rebanhos cuja causa seja considerada desconhecida.

Para combater o morcego, o método mais eficiente de combate aos morcegos hematófagos é capturar, periodicamente, alguns deles, e lhes aplicar, no dorso, uma pomada.

Quando esses animais retornam para seu grupo, são lambidos pelos outros, que assim morrerão por hemorragia.

Acessar o conteúdo