NotíciasSaúde

Grupo de Tabagismo é finalizado com êxito em Gurinhatã

GURINHATÃ – A Prefeitura Municipal de Gurinhatã, através do Departamento de Saúde, tem demonstrado êxito em suas ações e políticas na melhoria da qualidade de vida em Gurinhatã e Flor de Minas.

Uma dessas ações exitosas foi com o Grupo de Tabagismo que iniciou no mês de abril com a participação de 17 fumantes, e finalizou sua sessão de trabalho com 8 participantes, sendo que 7 abandonaram o vício de fumar.

Segundo o coordenador de Atenção Básica, Paulo Vinicius, o encerramento da atividade do grupo aconteceu no último dia 7, na UBS Rural Orlandino Bento de Oliveira, onde para comemorar foi servido um bolo com a escrita “Vitoriosos” e lanche. “Destaca-se ainda a participação da família dos participantes no encerramento que em suas palavras agradeceram a administração municipal pelo trabalho e compromisso, comentou Paulo.

O Grupo contra o Tabagismo desenvolvido pelo Departamento Municipal de Saúde é coordenado pela psicóloga, Suely Borges, e pela assistente Social, Maria José com a colaboração da equipe da saúde com médica, farmacêutico, diretora do DMS, coordenação da Atenção Básica e nutricionista.

“O melhor de tudo isso é ver o contentamento dos participantes do grupo pela conquista e vitória alcançada”, avalia a diretora do DMS, Jussara Queiroz.

NotíciasSaúde

Ação pela saúde do Trabalhador da Saúde

GURINHATÃ – Zelar pela saúde de quem trabalha pela saúde é o objetivo da ação desenvolvida pela Prefeitura de Gurinhatã, por meio do Departamento Municipal de Saúde, que deu início a promoção da saúde dos trabalhadores da saúde no mês passado.

Segundo a diretora do Departamento de Saúde, Jussara Queiroz, pensar na saúde pública não é apenas dispor de profissionais. É preciso, sobretudo, oferecer condições que favoreçam melhorias constantes a esta política pública”, disse.

Para o coordenador de Atenção Primária, Paulo Vinicius, esse trabalho ocorre, articulando ações individuais de assistência e de recuperação dos agravos, com ações coletivas, de promoção, de prevenção, de vigilância dos ambientes, processos e atividades de trabalho, e de intervenção sobre os fatores determinantes da saúde dos trabalhadores. “É com esse olhar que se mostra o objetivo principal da Prefeitura”, comentou.

As ações são desenvolvidas às quartas-feiras, no PSF Urbano Dona Francisca Toscano Cardoso, às 07h30, com o profissional de Educação Física, Jerônimo Filho. Também acontece na UBS Rural Orlandino Bento de Oliveira, às sextas-feiras, às 8h, com a profissional de Educação Física, Juliana Pizarro. Já no Departamento de Saúde, às quintas-feiras, 8h, com a profissional de Educação Física, Juliana Pizarro. E no PSF Rural Divino Gonçalves Pereira em Flor de Minas, às sextas-feiras, 8h, pela fisioterapeuta, Kristiane Ramos, com aula de pilates.

“É assim que estamos construindo um novo futuro, com respeito e valorização do servidor público da saúde, que também é um cidadão e acima de tudo, um ser humano que merece ser valorizado”, acrescentou o prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano.

NotíciasSaúde

Caminhada Ecológica em Gurinhatã neste sábado

A concentração dos participantes acontecerá a partir das 6h30 na Academia da Saúde, de onde todos sairão às 7h

GURINHATÃ – Sábado é dia de caminhar, onde a Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde realizará neste dia 19 de agosto, às 7h, “Caminhada Ecológica” em Comemoração ao dia Nacional da Saúde.

“Venham participar da Caminhada Ecológica, momento único de integração, lazer, atividade física, interação com o meio ambiente e a contemplação da natureza Gurinhatãense”, disse a diretora do Departamento, Jussara Queiroz.

A Caminhada Ecológica tem como objetivo mostrar as riquezas naturais de Gurinhatã e, ao mesmo tempo, promover a prática de atividades saudáveis. A caminhada partirá da Academia da Saúde, seguirá trajeto pela zona rural onde a população terá contato com o meio ambiente.

Ressalta-se que a caminhada ecológica é uma rica experiência que tem como um dos objetivos despertar a consciência ambiental dos participantes e proporcionar um maior contato com as belezas naturais da região. Outro objetivo é conscientizar população a adesão aos hábitos saudáveis e refletir sobre as possibilidades de aliar desenvolvimento e preservação ambiental para as futuras gerações.

Acessar o conteúdo