NotíciasSaúde

Flor de Minas tem início de Grupo de Tabagismo

 

GURINHATÃ – Flor de Minas recebeu nesta semana mais uma importante ação da Prefeitura de Gurinhatã, que tem seguido à risca as determinações do prefeito Wender Luciano, de levar cada vez mais, serviços de qualidade não só em Gurinhatã, como em Flor de Minas e Comunidades Rurais.

A Prefeitura, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde, iniciou no último dia 23, o Grupo de Tabagismo em Flor de Minas, que tem por objetivo fornecer ao tabagista meios de cessar com o uso de tabaco através de um grupo de apoio, com auxílio de equipe multiprofissional (psicólogos, médicos, nutricionistas, assistente social, enfermeiros e educadores físicos).

Segundo a diretora do Departamento de Saúde, Jussara Queiróz, será realizada uma reunião semanal de aproximadamente 90 minutos cada, com palestra, roda de conversa, relato de experiências, apoio e discussões sobre os problemas relacionados com o tabaco e de como parar com o seu uso, além de fornecer opções para a melhoria de qualidade de vida após a parada com o tabagismo.

Destaca-se que houve grande participação e desejo da população de Flor de Minas para participarem do grupo que tem como coordenadora, a psicóloga Suely Borges e conta com a presença dos demais profissionais do PSF Divino Gonçalves Pereira.

 

NotíciasSaúde

Estudantes assistem palestra contra o Tabagismo

GURINHATÃ – Alunos da Escola Estadual Heitor José de Castro, em Flor de Minas assistiram no último dia 23, a uma palestra promovida pela Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio da equipe do PSF Divino Gonçalves Pereira, através dos seus profissionais das áreas de psicologia, assistência social, enfermagem e odontologia, pilares desta discussão de conscientização e malefícios do tabaco.

Segundo o coordenador de Atenção Primária, Paulo Vinicius, a palestra de “Conscientização Contra o Tabagismo teve como objetivo mostrar que o cigarro pode causar diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata, além de outros 50 tipos diferentes de doenças. “Vale destacar que, o ciclo de produção do cigarro, envolve outros fatores de risco a saúde e ao meio-ambiente, tendo em vista o uso de agrotóxicos, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos”, comentou.

O programa coordenado pelo Departamento Municipal de Saúde, tem como objetivos, desafiar o aluno a refletir sobre o tabagismo; apontar as consequências do uso do cigarro para a saúde; e incentivar a busca de informações, alertando a comunidade escolar.

O trabalho foi desenvolvido pelas profissionais Andressa Cardozo (enfermeira), Suely Borges (psicóloga), Bruna Guedes (dentista) e Maria José (Assistente Social).

Esta ação foi desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Gurinhatã, através do Departamento de Saúde. Ressalta-se que a diretora de Saúde, Jussara Queiroz enalteceu este brilhante trabalho desenvolvido pelos profissionais e faz jus a esta importante ação e reflexão contra o tabagismo.

 

NotíciasSaúde

Região da Lagoa Escondida é incentivada à atividade física

GURINHATÃ – Desde janeiro desse ano, o prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano tem cobrado de todos s setores, que amplie a prestação de serviços de todos os setores da Prefeitura, junto à população de Flor de Minas e Comunidades Rurais, o que tem sido feito com frequência.

Uma dessas ações, o Departamento Municipal de Saúde levou o Programa Educação em Saúde – Incentivo à Atividade Física, realizada na Região da Lagoa Escondida no último dia 23.

Segundo o coordenador de Atenção Primária, Paulo Vinicius, a ação da Prefeitura Municipal dentro do Programa Educação em Saúde foi realizada através de uma roda de conversa, orientação e caminhada em favorecimento da conscientização da população sobre a importância de se adotar hábitos de vida saudáveis. “Destaca-se que esta ação teve princípios de condução pela educadora Física do NASF – Juliana Pizarro, pela médica – Dra. Laís Araújo, agente de Saúde – Josiene Lopes, e pela dentista – Bruna Guedes”, comentou ressaltando ainda que foi servido um delicioso lanche antes e após a caminhada, além de orientações para os participantes.

Acessar o conteúdo