NotíciasSaúde

Prefeito quer aplicação de medidas que atendam necessidades apontadas em Conferência

GURINHATÃ – Cumprindo as exigências legais, a Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizou no último dia 26, a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde.

O evento foi propício para que a comunidade em geral, apresentassem propostas para serem levadas à Conferência Estadual e em seguida à Conferência Nacional. “Temos que aproveitar todas as propostas apresentadas, e mesmo que não sejam aprovadas, possam ser usadas no nosso Plano Municipal de Saúde”, afirmou a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Jussara Queiroz, que coordenou o evento ao lado do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Costa.

A Conferência ocorreu num momento em que Gurinhatã passa por várias mudanças na saúde, om a contratação de profissionais em áreas que acumulava grande demanda, além de reestruturação nas Unidades de Saúde, entrega de nova Unidade, e melhoria nas condições de trabalho, além de levar atendimento em eventos que aproximam os serviços da Prefeitura às comunidades rurais e no Distrito de Flor de Minas.

Durante a Conferência, o prefeito mostrou a importância da contratação de um cardiologista e uma pediatra, e já solicitou a imediata contratação de uma ginecologista, além de ampliar o atendimento para zerar a demanda em muitas especialidades em Gurinhatã. “Não podemos mais realizar reuniões ou conferências que não levem a lugar algum. Aquilo que depender da Prefeitura vamos colocar em prática, pois a nossa população em geral merece atendimento de qualidade”, afirmou o prefeito Wender Luciano.

O Departamento de Saúde estará entregando na próxima semana um relatório completo da Conferência, que teve também a eleição dos Delegados para participarem da Conferência Estadual.

Além de mais de 100 pessoas que participaram da Conferência, inclusive nas mesas de debate dos eixos, representantes da GRS – Gerência Regional de Saúde, assessores, diretores de Departamentos e vereadores, também deram sua cota de contribuição durante a mesma.

NotíciasSaúde

Comunidade compareceu à Conferência Municipal de Saúde da Mulher

GURINHATÃ – Mais de 100 pessoas, e um índice de 75% só de mulheres, trouxe muitas discussões na 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher, realizada em Gurinhatã no último dia 26, na sede do Lions Clube, promovida pela Prefeitura Municipal, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.

“Foi um grande sucesso a Conferência, pois temos visto sempre poucas pessoas participando de discussões tão importantes, e desta feita tivemos um bom número de pessoas interessadas na participação”, disse a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Jussara Queiróz, que dirigiu a Conferência ao lado do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Costa.

O tema da Conferência foi “Saúde da Mulher: Desafios para Integralidade com Equidade”, tendo na oportunidade palestra com Dr. Roberto Naves Cocota – Saúde da Mulher, sendo que em seguida foram montados os grupos de discussão, apresentação de Propostas, discussão, votação e eleição dos Delegados.

Várias propostas foram apresentadas, que além de terem sido aprovadas e encaminhadas para a Conferência Estadual, farão parte de um relatório a ser entregue ao prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano para avaliação e desenvolvimento de projetos que atendam de fato os anseios das mulheres. “Já determinei a contratação de um ginecologista, que hoje, vejo como o maior problema na saúde pública do nosso município”, disse o prefeito.

A Conferência contou com a participação efetiva da comunidade, bem como diretores de Departamentos, assessores, profissionais da saúde, vereadores, e representantes da GRS – Gerência Regional de Saúde.

NotíciasSaúde

Gurinhatã tem campanha de prevenção à doença de Chagas

GURINHATÃ – Cerca de 30 localidades e quase 700 casas serão visitadas pela equipe de Endemias da Prefeitura de Gurinhatã, numa ação do Departamento Municipal de Saúde, no combate ao barbeiro, transmissor da doença de Chagas.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Daniela de Oliveira, a ação começou no dia 23 de maio pela região do Barreiro, sendo que a visita às casas, acontecerão em todas as regiões do município.

A doença de Chagas é uma infecção provocada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, adquirida por meio do contato com as fezes do inseto barbeiro. A doença de Chagas é também conhecida pelos nomes: mal de Chagas, chaguismo ou tripanossomíase americana.

Os barbeiros costumam viver em folhas de palmeiras ou em casas de construção rudimentar, como as feitas de pau-a-pique. Galinheiros, chiqueiros e ninhos de pássaros também são locais que podem abrigar o inseto. Pessoas que vivem em áreas infestadas pelo barbeiro são as que apresentam maior risco de serem contaminadas pelo Trypanosoma cruzi.

“Além de combater, eliminar os focos, as famílias também estão recebendo orientação para evitar a sua proliferação”, disse Daniela.

Acessar o conteúdo