Prefeito quer aplicação de medidas que atendam necessidades apontadas em Conferência
GURINHATÃ – Cumprindo as exigências legais, a Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizou no último dia 26, a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde.
O evento foi propício para que a comunidade em geral, apresentassem propostas para serem levadas à Conferência Estadual e em seguida à Conferência Nacional. “Temos que aproveitar todas as propostas apresentadas, e mesmo que não sejam aprovadas, possam ser usadas no nosso Plano Municipal de Saúde”, afirmou a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Jussara Queiroz, que coordenou o evento ao lado do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Costa.
A Conferência ocorreu num momento em que Gurinhatã passa por várias mudanças na saúde, om a contratação de profissionais em áreas que acumulava grande demanda, além de reestruturação nas Unidades de Saúde, entrega de nova Unidade, e melhoria nas condições de trabalho, além de levar atendimento em eventos que aproximam os serviços da Prefeitura às comunidades rurais e no Distrito de Flor de Minas.
Durante a Conferência, o prefeito mostrou a importância da contratação de um cardiologista e uma pediatra, e já solicitou a imediata contratação de uma ginecologista, além de ampliar o atendimento para zerar a demanda em muitas especialidades em Gurinhatã. “Não podemos mais realizar reuniões ou conferências que não levem a lugar algum. Aquilo que depender da Prefeitura vamos colocar em prática, pois a nossa população em geral merece atendimento de qualidade”, afirmou o prefeito Wender Luciano.
O Departamento de Saúde estará entregando na próxima semana um relatório completo da Conferência, que teve também a eleição dos Delegados para participarem da Conferência Estadual.
Além de mais de 100 pessoas que participaram da Conferência, inclusive nas mesas de debate dos eixos, representantes da GRS – Gerência Regional de Saúde, assessores, diretores de Departamentos e vereadores, também deram sua cota de contribuição durante a mesma.

GURINHATÃ – Mais de 100 pessoas, e um índice de 75% só de mulheres, trouxe muitas discussões na 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher, realizada em Gurinhatã no último dia 26, na sede do Lions Clube, promovida pela Prefeitura Municipal, por intermédio do Departamento Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.
GURINHATÃ – Cerca de 30 localidades e quase 700 casas serão visitadas pela equipe de Endemias da Prefeitura de Gurinhatã, numa ação do Departamento Municipal de Saúde, no combate ao barbeiro, transmissor da doença de Chagas.